Os prejuizos causados pela revolução

Os prejuizos causados pela revolução

Correio do Povo do dia 19 de fevereiro de 1924, terça-feira, noticiava

Renato Bohusch

João Luiz Alves, ministro da Justiça, mandou verificar danos da revolução.

publicidade

A situação no Estado

Está designada a commissão que deverá verificar os damnos da revolução

Como se verá do telegramma que publicamos na secção competente, acaba de ser constituida a commissão que deverá verificar, de accôrdo com o pacto de Pedras Altas, os prejuizos causados pela revolução. A esse respeito o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, recebeu o seguinte telegramma: Rio, 16 - Tenho a honra de communicar a v. exc. que são os senhores Libanio da Rocha Vaz, Plinio Alvim e Renato Costa, designados para a commissão que deverá verificar, de accôrdo com o pacto assignado por esse governo, os prejuizos causados pelo movimento revolucionario e opinar sobre as necessarias reparações. Saudações cordeaes - João Luiz Alves, ministro da Justiça.”

DIVERSAS

Instituto Ruy Barbosa - Os srs. João Trainer Muniz e Cezar Todeschini Gonzaga, fundaram o “Instituto Ruy Barbosa”, que se acha installado no predio n. 162 da rua Riachuelo. Nesse novo estabelecimento de ensino, serão leccionadas as seguintes materias: portuguez, latim, grego, francez, allemão, inglez, italiano, hespanhol, arithmetica, geographia, historia universal, historia do Brasil, historia do Rio Grande do Sul, poetica, oratoria, phylosophia, etc. As aulas obedecerão a um horario certo, havendo, além disto, aulas diurnas e nocturnas em horas determinadas de accordo com o alumno, a quem será facultado escolher o gráo de conhecimentos que tenciona adquirir.

Os desfalques na Alfandega - O sr. Fidelcino Coelho, inspector da Alfandega, em portaria baixada hontem, recommendou ao funccionario da mesma repartição , sr. Leoncio Maya, que, além do serviço de exames que está sendo feito na escripta de “Juros Hypothecarios” “Dividendo” e Imposto sobre a Renda”, onde tem sido averiguado grandes irregularidades, examine tambem todos os documentos de despeza, fornecimento de material e restituição de direitos.

Objectos perdidos - O sr. Ramiro Reis depositou em nosso escriptorio um envelope contendo dois postaes com retratos.

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

A situação no interior do Estado

O presidente da Republica Arthur Bernardes e a situação do Rio Grande

Pelotas, 18 - O “Libertador” publica um telegramma do Rio dizendo que o sr. Arthur Bernardes, presidente da República, em entrevista que teve com o deputado federal do Rio Grande do Sul, Antunes Maciel, declarou a este haver expedido ordens no sentido de ser observado o pacto da pacificação e que tem remettido ao sr. Borges de Medeiros todas as reclamações recebidas sobre violencias, etc. Accrescenta o despacho que o sr. Arthur Bernardes deseja que o Rio Grande inaugure uma politica de paz e ordem, concorrendo todos para a formação de uma mentalidade nova que dissipe os odios actuaes e seus effeitos nefastos. Acredita que as eleições se realisarão dentro deste ambiente, não tendo o presidente da Republica preferencia por candidato algum, sendo seu proposito concorrer para o reconhecimento dos que forem eleitos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de fevereiro na história

  • 1921 - Lançamento do jornal Folha da Noite.
  • 1955 - Nasce o ator norte-americano Bruce Willis.
  • 1972 - Primeira transmissão oficial de TV em cores no Brasil.
  • 1976 - Henry Kissinger, secretário de Estado dos EUA, visita o Brasil.
  • 1989 - O Bahia empata com o Internacional em 0 a 0, e conquista o título de campeão Brasileiro de Futebol.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895