Os preparativos para a recepção dos reis belgas em São Paulo

Os preparativos para a recepção dos reis belgas em São Paulo

Correio do Povo do dia 6 de outubro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O rei Alberto da Bélgica chega para uma visita a São Paulo.

publicidade

Os reis da Belgica no Brasil 

S. Paulo, 4 - Os preparativos para a recepção dos soberanos belgas foram iniciados. Os lugares por onde passará o cortejo, estão sendo embandeirados. O plalacio dos Campos Elyseos, residencia do presidente do Estado e onde será realizado o banquete que se seguirá a recepção, está sendo todo illuminado com milhares de lâmapadas de côres, tendo a Secretaria da Presidencia do Estado iniciado a distribuição dos convites ao mundo official para essa festa. A Força Publica do Estado prestará continencias militares, caso o trem conduzindo os reis chegue antes das 18 horas. A policia usará o uniforme de gala, que estava suspenso desde o inicio da guerra européa. A avenida Tiradentes, onde se realizará a parada militar, está-se construindo uma grande tribuna para os reis, para o presidente da Republica e suas comitivas. Aquella avenida está toda embandeirada

DIVERSAS

O assassinato do dr. Octavio d’ Avila

Como se sabe, os drs. João Soares e Alberto Britto, aquelle juiz districtal e este ex-promotor publico desta comarca, haviam ido, ha tempos, a Itaquy, por determinação do presidente do Estado, afim de acompanhar o processo que esta sendo instaurado contra os autores do assassinato do dr. Octavio d’Avila, intendente daquelle municipio. Tendo, agora, regressado a esta capital, aquellas autoridades estiveram, ante-hontem, no palacio do governo, onde em longa conferencia, deram conta, ao dr. Borges de Medeiros, da missão que ali os levára.

Monumento a Rio Branco - Os srs. H. Drescher & Filhos, contractantes do monumento a ser erigido na cidade do Rio Grande, em homenagem ao barão do Rio Branco, acabam de apresentar á commissão promotora do mesmo o busto de bronze do grande brasileiro e que se acha em exposição numa das montras da Loja Vaz Dias, como prova parcial da execução.

Associação Damas de Caridade - Esta Associação distribuiu no mez findo 53 peças de roupa, confeccionadas pelas bemfeitoras, na sala de costuras que funcciona no Collegio Fernando Gomes, ás segundas-feiras, das 14 ás 17 horas. Foram tambem no mez passado distribuidas pensões a 114 familias, num total de 539$000.

Objectos perdidos - Depositaram no escriptorio desta folha: uma tampa de assoalho de carro, encontrada á rua Avahy, uma bolsa de nickel, encontrada em um bonde da linha Duque.

TELEGRAMMAS

Construcção de trecho ferro-viario

Bento Gonçalves, 5 - A empresa constructora do trecho ferroviario entre Bento Gonçalves e o Rio das Antas está procedendo á montagem das machinas perfuradoras, afim de dar maior impulso aos trabalhos da linha. Para o local foram transportadas as machinas necessarias. Vão ser iniciados os trabalhos de corte no kilometro 33, no qual tem um volume de rocha a escavar de 94.000 metros cubicos, numa extensão de 900 metros. Este serviço será feito por meio de ar comprimido e de perfuradoras, do typo Jackhamer, podendo cada uma escavar 3 metros de mina por hora, com rocha de granito.

A aggressão ao jornalista Paulo Barreto

Rio, 4 - A proposito da aggressão soffrida pelo jornalista Paulo Barreto, por um grupo de officiaes da Marinha, que se sentiram ofendidos por um artigop escrito em seu jornal A Patria, sobre a nacionalisação da pesca. Falaram hoje vários deputados na Camara condenando a aggressão. NO Senado, egualmente, falou o dr. Irineu Machado, lavrando energico protesto contra a aggressão soffrida por João do Rio.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de outubro na história

1930 - O assassino de João Pessoa, João Dantas, suicida-se na cadeia.
1962 - Estreia do primeiro filme de James Bond.
1974 - Emerson Fittipaldi conquista o bicampeonato mundial de F 1.
1981 - O presidente do Egito Anwar Al Sadat é morto em atentado.
1999 - Morre a cantora portuguesa de fado Amália Rodrigues.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895