Os rebeldes abandonam São Borja

Os rebeldes abandonam São Borja

A edição do dia 28 de novembro de 1924, sexta-feira, noticiava

Juliano Bruni

Os rebeldes tenentistas me movimentavam pela região missioneira e as informações cruzavam a fronteira argentina. Luís Carlos Prestes guiava o grupo de revoltosos empregando a tática de "guerra de movimento"

publicidade

“Informações colhidas na fronteira argentina e transmitidas ao jornal portenho ‘La Prensa’ diziam, em data de 16 do corrente, haverem no dia anterior as forças revolucionárias, sob o comando do capitão Prestes, abandonado a cidade de São Borja, parecendo que se destinaram a São Luiz. Também diziam que as tropas legais, ao mando do tenente-coronel Deoclecio Motta, ali haviam chegado no dia imediato à retirada dos revolucionários, presumindo-se disporem estes de cerca de 800 homens, que faziam requisições, já estando o grosso da coluna a alguns quilômetros de distância daquela cidade.

Diário de Pernambuco

“A 7 de novembro do corrente ano, completou seu 99° aniversário o nosso confrade ‘Diário de Pernambuco’, que há tantíssimos anos sai à luz na cidade do Recife. Esse natalício constitui para a crônica do jornalismo no Brasil um fato de elevada significação, porque aquele importante órgão pernambucano não só é o mais antigo de nosso país, como de toda a América Latina. [...] O segundo lugar na ordem da antiguidade ainda cabe a um quotidiano brasileiro — o ‘Jornal do Commercio’, do Rio, pois há 97 anos que é publicado. O terceiro lugar toca a ‘El Mercurio’, de Valparaiso, República do Chile, o qual já conta 95 natalícios. Ao registrarmos o 99° aniversário do ‘Diário de Pernambuco’ o fazemos com o maior respeito e admiração, curvados em homenagem 30 decano do jornalismo, cujo valor não é preciso assinalar [...]”

Nova sociedade italiana

“Acaba de ser fundada nesta capital mais uma sociedade italiana, sob o nome de Societá Italiana ‘Moranesi Uniti’. Os fins da novel sociedade são beneficentes e instrutivos, e dela farão parte todos os italianos nascidos em Morano Calabro, na Itália. Como nesta capital existem muitos filhos dessa cidade, reuniram-se no domingo passado no salão da Confeitaria Rocco cerca de cem representantes desse departamento da nação amiga [...]”

Temporal de granizo

“Na noite de 5 do corrente caiu sobre a vila de Santo Ângelo um fortíssimo temporal, acompanhado de enormes granizos, dos quais os menores eram do tamanho de um ovo de galinha. Os prejuízos materiais que o temporal causou são enormes. Em toda a vila as vidraças da face sul ficaram quebradas. o mesmo acontecendo com os telhados. Também em diversas linhas do município de Ijuhy esse temporal destruiu plantações, causando também outros prejuízos.”

O dia 28 de novembro na história

  • 1811 O Concerto nº5, de Beethoven, conhecido como Concerto do Imperador, estreia em Leipzig.
  • 1814 O jornal The Times, de Londres, se torna o primeiro a ser impresso em uma prensa movida a vapor.
  • 1820 Nasce na Prússia o filósofo, historiador, teórico político e revolucionário Friedrich Engels, amigo e colaborador de Karl Marx.
  • 1821 O Panamá se separa da Espanha e se junta à Grã-Colômbia.
  • 1862 O Notts County F.C. é fundado em Nottingham, na Inglaterra, o mais antigo clube profissional de futebol do mundo.
  • 1908 Nasce em Bruxelas o antropologista belgo-francês Claude Lévi-Strauss.
  • 1912 A Albânia declara a sua independência do Império Otomano.
  • 1958 o Chade, a República do Congo e o Gabão se tornam repúblicas autônomas dentro da Comunidade Francesa, o conjunto de colônias da França.
  • 1960 A Mauritânia adquire a independência da França.
  • 1971 O primeiro-ministro da Jordânia, Wasfi al-Tal, é assassinado pela organização palestina Setembro Negro.
  • 1972 As últimas execuções por guilhotina de Paris acontecem na prisão La Santé.
  • 1975 O Timor Leste declara independência de Portugal.
  • 1975 Morre em Porto Alegre o escritor Erico Verissimo, autor de “O Tempo e o Vento”.
  • 1990 Margaret Thatcher se demite da função de líder do Partido Conservador e do cargo de primeira-ministra.
  • 2014 Morre na Cidade do México o ator, comediante, diretor, produtor e escritor Roberto Bolaños Jr., o Chespirito, criador do Chaves e Chapolin.
  • 2016 O avião que transporta a equipe da Chapecoense cai próximo a Medellin, na Colômbia, matando 71 pessoas.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895