Os reis da Belgica no Brasil

Os reis da Belgica no Brasil

Correio do Povo do dia 28 de setembro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

(E) O rei da Bélgica, em Copacabana.

publicidade

Rio, 27 - Hontem, o rei Alberto voltou, pela manhã, a praia de Copacabana, afim de tomar o seu habitual banho de mar. Por ter sido domingo, a concurrencia de curiosos na avenida Atlantica, aguardando o banho real, foi muito mais numerosa que nos dias precedentes. Por essa occasião, o povo fez ao rei uma sympathica manifestação. Como de costume estava elle acompanhado do coronel Vickens, drs. Nolf, Pessoa de Queiroz e Catta Preta. Depois de trocar a roupa no palacete Mackenzie, S. M. partiu em automovel, deixando-o pouco depois, afim de passear a pé na avenida Atlantica. O trecho que S. M. percorreu estava repleto de curiosos. Por essa occasião, a senhorita Alba Leoni, filha do dr. Arlindo Leoni, deputado federal, offereceu á S. M. o rei uma caixa de charutos com incrustações de ouro, contendo finissimos charutos bahianos.

DIVERSAS

A lei do ventre livre - Faz, hoje, 49 annos, que a então regente do Imperio, a princeza Izabel, na ausencia de seu pae, o imperador D. Pedro II, sanccionou, por entre delirantres acclamações do povo brasileiro, o projecto da aurea lei que emancipou o ventre da mulher escrava. Esse projecto de lei fôra apresentado ao parlamento nacional pelo visconde do Rio Branco, presidente do gabinete de 7 de março de 1871, e do qual faziam parte, entre outros illustres brasileiros, os conselheiros João Alfredo Correia de Oliveira, Theodoro Machado, Duarte de Azevedo e Domingos Jaguaribe. Esse projecto fôra combatido, na Camara, pelo deputado José de Alencar, e, no Senado, pelo conselheiro Zacharias de Góes e Vasconcellos. Após a assignatura do decreto pela princesa, o povo fluminense fez estrondosa manifestação ao visconde do Rio Branco.

Eleição Municipal de Porto Alegre - Realisa-se, hoje, a eleição para os cargos de intendente e conselheiro do municipio desta capital. É candidato do partido republicano á Intendencia o dr. José Montaury de Aguiar Leitão, que vem administrando o municipio desde de 1896, e será agora reeleito pela sexta vez. A chapa de conselheiros municipaes é constituida por nove nomes. E a opposição que tinha um representante no conselho, cujo mandato está a findar, não comparecerá, hoje, ás urnas visto não haver apresentado candidato nem para o cargo de intendente e nem para o conselho municipal.

TELEGRAMMAS

Calçamento de ruas
Caxias, 25 - Por edital mandado affixar pela Intendencia Municipal, foi marcado o praso de tres mezes para que os proprietarios de terrenos situados nas principaes ruas desta cidade mandem calçar os respectivos passeios. Findo esse praso, a Intendencia mandará executar o calçamento, sujeitando-se o proprietario a pagar 20% sobre o valor das obras, como commissão. A intimação da Intendencia é de todo justa, não sendo menos justo que os proprietarios attendam promptamente a esta solicitação, por tratar-se de um melhoramento tão relevante e de urgente necessidade. Na estação invernosa as principaes ruas apresentam aspecto desagradavel, o que se coaduna com os fóros de Caxias. É, pois, justissimo que os proprietarios attendam á intimação da Intendencia, sendo mais justo ainda que se proceda severamente contra os infractores, para que o calçamento de Caxias seja uma realidade. 

A entrevista do sr. Assis Brasil
S. Paulo, 25 - O “Estado de S. Paulo”, publica, na integra, a entrevista que o dr. Assis Brasil concedeu nessa capital, ao “Correio do Povo”, e foi lida aqui com grande interesse. 

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 28 de setembro na história

1885 - Lei dos Sexagenários liberta os escravos com mais de 65 anos.
1887 - Começa a circular o jornal abolicionista Cidade do Rio, do jornalista, escritor e ativista político, José do Patrocínio.
1914 - Inauguração do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.
1919 - Início das rebeliões raciais em Omaha, Nebraska.
1942 - Nascimento de Tim Maia, cantor e compositor.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895