Os reis da Belgica no Brasil

Os reis da Belgica no Brasil

Correio do Povo do dia 29 de setembro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O rei Alberto da Bélgica, com o presidente Epitácio Pessoa, no RJ.

publicidade

Rio, 28 - O rei e a rainha partiram hoje para Therezopolis, tendo recebido, por occasião do embarque, uma enthusiastica manifestação da população desta capital. Grande numero de pessoas gradas aguardava a chegada dos reis e do presidente da Republica no Arsenal de Marinha, local em que os soberanos, acompanhados do chefe da nação, sra. e senhorita Epitácio Pessoa, e membros de sua comitiva embarcaram no vapor “Presidente”, com destino ao porto de Piedade para realizarem a sua projectada excursão a Therezopolis. Antes das 8 horas já se encontravam no Arsenal, entre outras pessoas, os drs. Pires do Rio, ministro da Viação; Carlos Sampaio, prefeito do Districto Federal, e o desembargador Geminiano da Franca, chefe de policia. O “Presidente” achava-se embandeirado em arco e enfeitado com flores. Esse vapor passou por grandes reformas, sendo forrado de tapetes e recebendo mobiliario de vime destinado a S.S. M.M., ao presidente da Republica e á sua comitiva. 

DIVERSAS 

Eleição municipal de Porto Alegre - Realizou-se hontem, a eleição para os cargos de intendente e conselheiros do municipio desta capital no quatriennio 1920-1924. Até ao anoitecer de hontem, o resultado conhecido da eleição accusava 6.295 votos para o dr. José Montaury de Aguiar Leitão, candidato do partido republicano á reeleição para o cargo de intendente. 

A nova Cathedral - Terminou hontem a demolição do altar-mór da Cathedral Metropolitana. Na parte posterior do altar foram encontradas diversas imagens de santos, sendo que algumas são de tamanho natural. As imagens que são de madeira estão ligeiramente estragadas. O assoalho foi arrancado, sendo encontrado numerosos caixões e urnas contendo esqueletos humanos. Muitas daquellas caixas têm chapas indicando o nome das pessôas extinctas, cujos restos encerraram. Os restos mortaes dos bispos d. Sebastião e d. Feliciano, que ali foram inhumados, serão removidos para o consistorio da Irmandade de S. Miguel e Almas, onde se conservarão até a conclusão da crypta do novo templo. A cimalha, as duas columnas e arco que ficava sobre as mesmas são esculpturadas em cedro. 

Exposição Luiz Maristany - O exito da exposição do vigoroso pintor Luiz Maristany, no Club Caixeiral, era esperado pelo valor dos seus lindos quadros. Luiz Maristany é um pintor de verdadeiro valor e Porto Alegre poucas vezes tem sido visitado por paizagista e marinhista do seu merito. 

TELEGRAMMAS

A excursão do Sport Club Internacional 

Pelotas, 28 - Realizou-se, no campo do Gremio Sportivo Brasil, o 3º e ultimo match da excursão do Sport Club Internacional. Este bateu-se com o Sport Club Ideal, campeão de Pelotas, tendo o Internacional entrado em campo desfalcado de Lio e Cesar. Além disso Belio tambem jogou pisado, tendo antes do match se submettido a massagens electricas para poder jogar. Apezar de tudo isso o match correu parelho, tendo o Internacional dominado o inimigo quasi todo o segundo tempo, não empatando a partida devido á extraordinaria actuação do “kiper” do Ideal que defendeu diversos tiros consecutivos, de pouca distancia. O match terminou com a victoria do Ideal por 2 goals a zero. Amanhã, no parque, o Internacional offerecerá aos clubs de Pelotas um churrasco, embarcando, ás 13 horas, para ahi, pelo vapor Itapuca. 

O repatriamento dos despojos de D.Pedro II 

Rio, 28 - É possivel que o couraçado S. Paulo, depois de terminar a sua missão na Inglaterra toque em Lisboa, afim de conduzir para esta capital os restos mortaes dos ex-imperadores brasileiros. 

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 29 de setembro na história
1918 - Primeira Guerra: comandante supremo do exército da Alemanha diz ao Kaiser e ao Chanceler para abrirem negociações para um armistício.
1941 - Segunda Guerra: forças alemãs iniciam o massacre de Babi Yar.
1988 - Forças de Paz das Nações Unidas recebem o Prêmio Nobel da Paz.
1991 - Um golpe de Estado ocorre no Haiti.
1996 - Vôlei feminino do Brasil é campeão mundial.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895