Os resultados da conferencia de Hythe

Os resultados da conferencia de Hythe

Correio do Povo do dia 26 de abril de 1921, terça-feira, noticiava:

Delegados dos países aliados na conferência de Hythe

publicidade

A Allemanha e os alliados - Os resultados da conferencia de Hythe

Berlim, 24 - A Allemanha apresentou novas propostas que os Estados Unidos se encarregarão de transmittir aos alliados. De accôrdo com os termos da resposta do sr. Harding, presidente dos Estados Unidos, ao appelo que lhe fôra feito em nome do povo allemão para servir de mediador na questão das reparações, o governo formulou novas propostas decisivas sobre as reparações e as quaes serão enviadas hoje para Washington. 

Hythe, 24 - O communicado publicado sobre a conferencia dos srs. Lloyd George, chefe do governo inglez, e Briand, chefe do governo francez, diz que elles se encontraram, iniciando a discussão das propostas francezas e da nota allemã. Ao que se sabe, a attitude revelada pelo chefe do governo britannico durante as conversações com o sr. Briand é de se manterem firmemente as resoluções adoptadas pela conferencia inter-alliada havida em Paris no mez de fevereiro ultimo, intimando-se a Allemanha a satisfazer as exigencias nella contidas. 

DIVERSAS 

A peste bovina e a exportação de productos rio-grandenses - Hontem, o dr. J .J. Bajac, consul do Uruguay nesta capital, communicou ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, que o governo de seu paiz, reconsiderando em parte o decreto de 4 do corrente mez, sobre a entrada, ali, de productos brasileiros, resolveu permittir a importação dos seguintes, desde que procedam exclusivamente do Rio Grande do Sul: herva-matte, café, arroz, fumo, farinha de mandioca, doces, fructas e productos similares em geral. Subsiste, porém, a prohibição de importação de forragens e productos animaes. 

Companhia Nestlé - A negocio da Companhia Nestlé, fabricante de productos alimenticios, entre os quaes figuram os leites condensados “Moça” e “Ararense”, acha-se nesta capital o sr. Jorge Farriá, representante daquella empreza. Esta instituida a cruzada da protecção da infancia, a exemplo do que se faz na Europa, tendo por programma a educação das mães de familia, pela ampla diffusão dos principios da moderna puericultura. Esta sua iniciativa tem por fim combater a mortalidade infantil devida na maior parte á má alimentação. A Companhia Nestlé, como se sabe, mantem em Araras, no Estado de São Paulo, uma uzina para a producção dos seus preparados alimentos, pretendendo em breve installar uma outra neste Estado, animada pelas excellentes condições pastoris do Rio Grande do Sul. Pretendem abastecer toda America do Sul. 

TELEGRAMMAS

Inauguração de um campo sportivo

Livramento, 24 - Foi inaugurado hoje, festivamente, o novo campo sportivo do “14 de Julho”.
A peste bovina

S. Paulo, 25 - Hontem na 5ª Parada da Estrada de Ferro Central do Brasil, foram abatidas algumas vaccas, sendo entrerrado o estrume e lavados os estabulos. Continuam as matanças de corvos e cães vadios. Na zona de Cotia, Osasco e Santo Amaro e em todo o interior nenhum caso novo se deu. 

As proximas eleições 

Fiume, 23 - Desde sabbado está restabelecida a calma na cidade que ostenta innumeras bandeiras da Italia e do Estado Livre de Fiume. A campanha eleitoral continua activa. 

A situação politica na Italia 

Roma, 24 - Perto de Piacenza, continuam a dar-se conflictos entre “fascistas e communistas”. 
Estes colheram, em uma emboscada, varios “fascistas’, matando alguns e ferindo outros. Um communista foi morto na luta, a adaga, corpo a corpo. Os “fascistas” de Piacenza organizaram uma expedição punitiva, queimando varios centros communistas. Em Bari, os “fascistas” queimaram a séde dos socialistas.

CRONOLOGIA 

O dia 26 de abril na história
1821 - João VI volta a Portugal, sob pressão da Revolução Liberal. 
1916 - Nasce o escritor australiano Morris West.
1952 - Lançamento da revista Manchete.
1977 - A Exxon fecha contrato para exploração de petróleo no Brasil.
1986 - Acidente nuclear de Chernobyl, na URSS, causa 31 mortes imediatas e 135 mil moradores são evacuados. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895