Os successos da Alta Silesia

Os successos da Alta Silesia

Correio do Povo do dia 19 de maio de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os polacos insurgentes estavam prestes a encerrar com o seu movimento

publicidade

Os successos da Alta Silesia 

Varsovia, 17 - O governo polaco tomou medidas excepcionais para esclarecer completamente a situação silesiana, que se aggravou, devido á critica severa do primeiro ministro britannico sr. lloyd George, a respeito da conducta dos polacos. Tendo fracassado os esforços feitos pelos representantes do governo para communicar-se com o leader dos insurrectos, conde Korfanty, o primeiro ministro, sr. Witos, e o ministro do Interior, sr. Skuiski, regressaram a Sosnowiez. Ahi, então, tentaram pôr-se em communicação com o chefe rebelde, induzindo-o a terminar a insurreição e permittir que o assumpto tenha a sua solução natural. 

Oppeln, 17 - O comité dos polacos da Alta Silesia telegraphou á commissão inter-alliada communicando que os insurectos polacos estão promptos a retirar-se.

DIVERSAS

Construcção de um ramal ferreo - Sabemos que é pensamento da Escola de engenharia construir um ramal ferreo ligando Porto Alegre a villa de Viamão. O ponto de partida será provavelmente, o local onde se achava o Velodromo, no Campo da Redempção, e o terminal, o kilometro 30, onde se encontram o posto Zootechnico e a Estação Experimental, annexos áquelle esta-belecimento de ensino. É pensamento da Escola de Engenharia, fazer funccionar, ainda este anno, o projectado ramal ferreo, até ao kilometro 9, onde se encontra o Instituto Borges de Medeiros. Esta noticia causou geral contentamento aos moradores do municipio de Viamão, pelas vantagens que advirão desse empreendimento. 

Os escriptorios da Viação Ferrea - Como já noticiámos, o governo do Estado resolveu transferir, por conveniencia de serviço, de Santa Maria para aqui, os escriptorios da Viação Ferrea. A primeira remoção será a da secretaria do director da mesma viação, que funccionará, provisoriamente, no primeiro andar do edificio da estação, á rua Voluntarios da Patria. Essa transferencia deve ficar ultimada até sabbado proximo vindouro. Posteriormente virão tambem aqui os escriptorios de trafego, linha, locomoção, contabilidade e almoxarifado, que serão installados num edificio á rua Voluntarios da Patria esquina da rua Ponta de Paris.

TELEGRAMMAS

Pelos theatros

Pelotas, 18 - A companhia lyrica Marranti, que estava trabalhando no theatro Guarany, despediu-se hontem, do publico pelotense com a representação da “Traviata” e um acto concerto em beneficio do maestro Antonio Marranti. Tomaram parte no espectaculo as principaes figuras da companhia, estando o theatro completamente repleto. Ao tenor Baldrich e ás sopranos Paltrinieri e Galleazzi foram offerecidos ramalhetes de flores e diversos mimos. A companhia seguiu, hoje, para essa capital no vapor “Diamantino”,devendo estrear-se ahi, amanhã. 

A situação politica na Italia 
Novos conflictos entre “fascistas” e communistas

Roma, 18 - Nos arredores de Florença, grupos de “fascistas” e communistas trocaram tiros, sendo attingido um transeunte, que morreu. Em Livorno, os “fascistas” foram atacados a tiros, ficando dois gravemente feridos. 

Dr. Nilo Peçanha

Lisboa, 18 - O governo oofferecerá um banquete ao dr. Nilo Peçanha, por occasião de sua passagem por esta cidade. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de maio na história
1895 - Morre em combate o poeta cubano José Martí. 
1925 - Nasce o líder negro norte-americano Malcom X.
1971 - Protesto em Washington contra a Guerra do Vietnã reúne mais de 500 mil pessoas. 
1982 - A atriz Sophia Loren é presa na Itália por fraude fiscal. 
1986 - A atriz Fernanda Torres é premiada no Festival de Cannes.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895