Padeiros entram em greve e demandam o fornecimento de alimentos e bebidas aos operários

Padeiros entram em greve e demandam o fornecimento de alimentos e bebidas aos operários

Correio do Povo do dia 4 de janeiro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os padeiros estavam mobilizados para uma greve da categoria

publicidade

A gréve dos padeiros 

Desde as primeiras horas de hontem, começou a circular insistentemente pela cidade o boato de que estalara uma gréve de caracter pacifico no seio da classe padeiral. De facto, á tarde já não foi feita a distribuição de pão por diversas das principaes padarias desta capital, o que vinha confirmar aquelle boato. Tratando de averiguar o que se passava, conseguiu a nossa reportagem saber o seguinte: ante-hontem, após uma reunião, á qual compareceu elevado numero de padeiros, o Syndicato Padeiral, gremio que defende os interesses da classe, resolveu enviar um officio ao sr. Salvador Delgado, proprietario da padaria Delgado, situada á Avenida Redempção n. 219, para que este communicasse aos seus demais collegas as resoluções tomadas naquella sessão. Entre as quaes pediram o fornecimento de café e pão aos operarios. 

DIVERSAS 

A navegação para Palmares - De ordem do capitão do porto, a lotação do vapor “Montenegro”, que faz a viagem para Palmares, deve ser de 85 passageiros não podendo, por forma nenhuma, ser excedida. O sr. Edmundo Dreher, proprietario daquelle vapor, está prompto a fazer viagens extraordinarias desde que o numero de passageiros attinja a lotação estabelecida. É essa uma medida preventiva, afim e evitar encalhes durante a viagem até Palmares. 

Lavanderia da Santa Casa - Vae num crescendo constante o enthusiasmo reinante para o festival que, em beneficio da Lavanderia da Santa Casa, resolveu effectuar, attendendo a um appello que lhe foi dirigido, a empreza Humnberto Petrelli. Este festival, como já temos noticiado, se realisará no proximo dia 15 do corrente, estando o programma organisado a capricho, delle constando um acto em que tomarão parte diversos elementos desta capital, que gentilmente offereceram o seu concurso á commissão organisadora. 

Reclamação - Moradores do Caminho do Meio pedem-nos reclamarmos a quem de direito sobre o pessimo estado em que se encontra aquella via publica, pois ha já dois dias que está uma cabra morta num terreno fronteiro á rua Mariante. Além disso a remoção de lixo é irregular.

TELEGRAMMAS

Raid automobilistico á Bage

Pelotas, 31 - O sr. Ismael Simões Lopes, num automovel Ford, fez um raid automobilistico desta cidade á Bagé. O percurso foi de quarenta e poucas leguas gastando 11 1/2 horas, sem incidente algum e consumindo 2 3/4 latas de gazolina. O referido automovel estacionou ligeiramente em Cangussu e Pinheiro Machado. 

A empresa de automoveis Ford

Nova York, 2 - Informam os jornaes de Detroit que o grande industrial Henry Ford tenciona desenvolver, em grande escala, a sua empreza, em 1923, já tendo comprado terrenos em Chicago, no valor de seis milhões de dollars, afim de realizar esse “desideratum”. A empresa Ford tambem cogita da edificação de novas fabricas de automoveis em outras cidades, em todo o paiz, tendo em vista a creação de estações centraes de distribuição em cada districto, afim de, assim, reduzir as despezas com os transportes. 

Os trabalhistas noruegueses

Londres, 2 - O Congresso Trabalhista Nacional da Noruega vai reunir-se nesta capital. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de janeiro na história

1918 - A independência da Finlândia é reconhecida pelos soviéticos.

1941 - A atriz alemã Marlene Dietrich naturaliza-se norte-americana.

1952 - Governo Vargas baixa decreto restringindo a remessa de lucros das empresas estrangeiras.

1966 - Lançamento do Jornal da Tarde do Grupo Estado.

1988 - Morre aos 43 anos o cartunista Henfil. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895