Parlamentares britânicos querem enviar navios ao Brasil para comemorar o Centenário da Independência

Parlamentares britânicos querem enviar navios ao Brasil para comemorar o Centenário da Independência

Correio do Povo do dia 23 de junho de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Chegada de couraçados britânicos ao Rio de Janeiro.

publicidade

O Centenario da Independencia 

Londres, 22 - Sir J. Morthon Griffth, o visconde de Curzon, o commandante Renwosthy, membros todos do Parlamento, apresentaram ao governo uma representação, em que salientam a necessidade de ser enviada ao Rio de Janeiro, por occasião das festas commemorativas do Centenario da Independencia, uma esquadra de navios de guerra, que represente condignamente a Grã-Bretanha. Consta que os mesmos parlamentares insistem em que pelo menos dois couraçados do typo “Hood” e “Repulse”,que tomaram parte na celebre batalha naval da Juthlandia, sejam enviados ao Rio, em tal occasião. O commandante Renwosthy defendeu o envio de uma divisão naval ao Brasil. 

DIVERSAS 

Lavanderia da Santa Casa - Continua a ter o melhor acolhimento, a commissão composta dos srs. Guilherme Alves, dr. Christiano Fischer e Pedro Alexandrino de Mattos, não só da população desta capital, como do commerio do Rio de Janeiro, de onde acaba de receber dos srs. Affonso Vizeu e Cia. a importancia de 1:000$000. A companhia Fiação e Tecidos Porto Alegrense fez o donativo de 40 cobertores de lã, cuja venda produziu 600$000. Domingo proximo, em beneficio desta iniciativa, a Protectora do Turf” efectuará uma festa sportiva cujo programma está sendo organisado. As entradas estão a venda no Café Colombo. 

Ratos pestosos - No predio n. 109 da rua Independencia, apparecem ha dias, dois ratos mortos. Os seus moradores resolveram, então, envial-os ao laboratorio do dr. Pereira Filho, onde, pelo exame bacteriologico, constatou-se que haviam morrido atacados de peste bubonica. Em vista disso, foram solicitadas providencias á Directoria de Hygiene, que mandou desinfectar o referido predio, bem como os que lhe ficam visinhos. 

Construcção de quarteis - Com a Companhia Constructora de Santos o engenheiro civil, dr. Francisco Pedro Pereira de Souza contratou o levantamento topografico dos terrenos onde vão ser construidos os quarteis de S. Borja e Uruguayana. 

TELEGRAMMAS

Construcção de um prado

Rio Grande, 22 - Foi bem acolhida nas rodas turfisticas, a idéa da construcção de um prado. A commissão encarregada, já angariou a importancia de 20 contos de reis, tendo tambem adquirido um terreno nas proximidades do matadouro. 

A enchente no municipio de Camaquam 

Camaquam, 22 - Devido ás muitas chuvas caidas nos ultimos dias, os rios deste municipio estão transbordando em varios pontos. O rio Camaquam está transbordando. A correnteza é tal que chegou a rebentar o cabo da barca, empregada no paço do Mendonça. 

O problema russo 

Moscou, 22 - Segundo affirmam os jornaes, está se desenvolvendo grandemente a immigração na Russia de operarios americanos e russo-americanos, tornando-se elles, desde logo, importante factor do restabelecimento das industrias russas. Cerca de dez mil membros de seitas religiosas russas que haviam immigrado para os Estados unidos e Canadá, estão desejosos de obter meios de regressar ao paiz. 

A grafia da época está preservda nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de junho na história

1907 - Nasce a atriz e humorista Dercy Gonçalves.
1921 - Morre o cronista João do Rio.
1937 - Nasce a cantora Elza Soares.
1970 - Início da construção do metrô, na Praça Paris, no Rio de Janeiro. 
1983 - Papa João Paulo II encontra-se com o líder polonês Lech Walesa.
1996 - PC Farias e Suzana Marcolino são encontrados mortos.
1998 - Morre o cantor Leandro que fazia dupla com o irmão Leonardo. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895