Há um Século no CP

Partidários de Borges de Medeiros criam "guarda republicana" em Pelotas

Correio do Povo do dia 14 de março de 1923, quarta-feira, noticiava:

Membros do PR de Pelotas, partidários de Borges de Medeiros.
Membros do PR de Pelotas, partidários de Borges de Medeiros. Foto : CP Memória

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Pelotas, 13 - Elevado numero de partidarios do dr. Borges de Medeiros acaba de crear, aqui, a “Guarda Republicana”, destinada a guarnecer esta cidade, na eventualidade de qualquer ataque que a mesma possa soffrer por parte dos revolucionarios. 

Pelotas, 13 - Está marcada, para esta noite, no Centro Republicano, uma reunião dos partidarios do dr. Borges de Medeiros. 

Os successos de Camaquam 

Dores, 12 - Chegaram a esta villa, ás 16 horas de hontem, as forças da Brigada Militar, sob commando do tenente-coronel Amadeu Massot, e as do coronel João Menino, em numero de 600 homens. Durante o percurso, essas forças avistaram dois piquetes revolucionarios, que se retiraram apressados, tendo sido apanhados tres cavallos das suas sentinellas. 

DIVERSAS 

Melhoramentos em estações - Estão sendo executados, na Viação Ferrea, os seguintes trabalhos novos, indispensaveis para bem satisfazer ás necessidades de serviço: Armazem para mercadorias em São Leopoldo; idem de alvenaria para mercadorias, em São Gabriel; Cobertura da plataforma da estação de São Gabriel; Bretes para embarque de gado na estação de Taquary - Erechim. Em Santa Maria ficou concluida a perfuração de um poço seminsurgente, destinado ao abastecimento d’agua á estação daquella cidade.

Corpo provisorio da Brigada em Bagé - Por ordem do presidente do Estado, o coronel Tupy Silveira, intendente municipal de Bagé, já há dias vem mandando os seus subordinados aliciarem elementos nos districtos ruraes para a organisação de um corpo provisorio da Brigada, que estacionará nessa cidade. Do quadro de officiaes desse corpo, farão parte os srs. Antonio Nunes Garcia, major fiscal; Bento Gonçalves da Silva, Delmar Vieira Diogo e outros. O commandante para esse novo grupo provisorio da Brigada irá desta capital, segundo noticiou um jornal dali. 

Embarque de armamento e munição - A assistencia do material da Brigada Militar embarcou, hontem, no vapor “Itapuhy”, com destino a Pelotas, 10 caixas com armas e munições. 

TELEGRAMMAS

Apprehensão e incineração de numeros de um jornal 

Caxias, 13 - Hontem, Raul Macedo, sub-intendente do 1º districto, apoderou-se de 98 numeros do jornal “Ultima Hora”, quando era annunciada a venda por um menor, incinerando-os em seguida, sob a allegação de estar prohibida a venda referida folha. Mais tarde, aquella autoridade consultou sobre o seu acto o advogado Frederico Pocken, sendo aconselhado por este a indemnisar o prejuizo, que orçou por 29$400. O encarregado da venda avulsa, aqui, da “Ultima Hora” vae requerer uma ordem de habeas-corpus afim de poder continuar no seu negocio. 

A vaga de Ruy Barbosa na Academia de Letras 

Rio, 13 - Um grupo de academicos projecta a apresentação da candidatura do historiador Rocha Pombo na vaga de Ruy Barbosa, na Academia de Letras.

Partido politico fundado por empregados da Central do Brasil

Rio, 13 - Consta que os funccionarios da estrada de Ferro Central do Brasil fundarão um partido politico com nome de partido republicano Irineu Machado. 

A grafia da época está presevada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de março na história

1847- Nasce o poeta abolicionista Castro Alves.
1883 - Morre Karl Marx, teórico do socialismo e revolucionário alemão. 
1955 - Transistor chega ao rádio, diminuindo tamanho dos aparelhos.
1978 - Morre o compositor Ismael Silva.
1980 - Apreensão do jornal O Pasquim.
1985 - Tancredo Neves é operado de um tumor benigno, em Brasília, apenas 12 horas antes da posse na presidência da República.