Partido italiano ameaça expulsar membros que colaborarem com o governo de Luigi Facta

Partido italiano ameaça expulsar membros que colaborarem com o governo de Luigi Facta

Correio do Povo do dia 25 de março de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Os fascistas eram liderados por Mussolini.

publicidade

Os successos na Italia - Renovam-se os conflictos entre fascistas e socialistas

Milão, 23 - O conselho executivo do partido socialista adoptou uma moção ameaçando expulsar do partido os socialistas que collaboram com o governo chefiado pelo sr. Facta. Durante a discussão da moção, o deputado Serrati atacou aos deputados Modigliani, Turati e Treves, accusando-os de procurarem a scisão do partido. O sr. Serrati declarou que os socialistas negociavam com o ex-presidente do conselho, sr. Nitti, por intermedio do partido popular, uma alliança, que representa uma aliança de socialistas e capitalistas.

Roma, 23 - Communicam de Piacenza que deram ali varios conflictos entre fascistas e socialistas, havendo mortos e feridos.

DIVERSAS

As manobras do Exercito - No local onde estão effectuando as manobras, fazia-se sentir a falta de agua para abastecer a tropa. No sentido de sanar essa falta, o general Celestino Alves Bastos, chefe do Estado Maior do Exercito, telegraphou ao dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea, afim de que fossem fornecidos vagões em quantidade para o abastecimento de agua á tropa que se acha nos campos de manobras. Tomadas logo as providencias pela Viação Ferrea, sanou-se essa falta, com o transporte diario de 90.000 litros de agua potavel, quantidade essa que é o sufficiente para abastecer as forças actualmente em manobras. Este transporte de agua far-se-á até o dia 30 do corrente, dia em que terminarão as manobras.

Peste bubonica - Ha mais de uma semana que não se registrava nesta capital um novo caso de peste bubonica. Hontem, porem, foi notificado mais um caso desta molestia, estando o enfermo sob os cuidados do dr. Decio Totta, que communicou á Directoria de Hygiene. O doente é uma menina de 15 annos de idade, residente á rua Ramiro Barcellos, lado da Redempção. Tendo conhecimento deste caso de peste, a Directoria de Hygiene fez transportar a enferma para o Hospital de Isolamento, situado no arrabalde de S. José.

TELEGRAMMAS

O centenario da Independencia

Cresce nos Estados Unidos o interesse pela Exposição

Washington, 23 - Em conversas na Casa Branca, affirmava-se hontem que o presidente da Republica, sr. Harding, recebeu com agrado as suggestões feitas em torno do seu nome para representar os Estados Unidos na exposição do Rio de Janeiro, com o qual o Brasil festejará a passagem do primeiro centenario da sua emancipação politica. Entretanto, o chefe do estado, acha talvez impossivel a sua viagem ao Brasil. Em todo caso, affirma-se que o presidente da Republica tem recordado que o imperador d. Pedro II visitará os Estados Unidos por occasião tambem do centenario deste paiz, festejado com a exposição de Philadelphia, e sentir-se-ia muito feliz si pudesse retribuir essa honrosa visita, indo ao Rio de Janeiro em setembro.

Buenos Aires, 23 - A Associação Argentina de Criadores das raças Aberdeen Angus designou o seu presidente , sr. Juan Danuzzo, para concorrer á exposição internacional do centenario.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 25 de março na história

1921 - Nasce a atriz francesa Simone Signoret. 
1922 - Fundação do Partido Comunista Brasileiro.
1932 - Filme “Tarzan, o homem macaco”é protagonizado pelo ator e nadador olímpico Johny Weissmuller.
1947 - Nasce o músico Elton John. 
1985 - Morre a atriz Ema D’Ávila.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895