Partido Social Democrata da Suécia critica execução de revolucionários russos

Partido Social Democrata da Suécia critica execução de revolucionários russos

Correio do Povo do dia 13 de maio de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

O governo do soviet executou 87 socialistas revolucionários russos.

publicidade

O problema russo - Revolucionarios executados pelo governo do soviet

Stockolmo, 11 - O partido social democrata da Suecia, de que é chefe o primeiro ministro, sr. Branting, enviou ao governo do soviet da Russia um protesto contra o acto desse governo executando 87 socialistas revolucionarios russos que, no dizer dos bolchevistas, haviam ameaçado as instituições vigentes. Os socialistas revolucionarios, contra cuja execução o principal partido da Suecia protesta, haviam sido presos em fevereiro, para serem julgados pelo Tribunal Revolucionario, e eram membros do Comitê Central do partido socialista Revolucionario da Russia e outras figuras de destaque do mesmo partido, acusados todos de estarem envolvidos em planos de assassinato de Lenine e Trotsky.

DIVERSAS

O Uruguay e o Centenario - O jornal “La Defensa”, de Montevidéo, dirigido pelo senador Justino de Arechaga, commentando a approvação feita pela Camara dos Deputados do projecto que autoriza a concorrencia do Uruguay á nossa Exposição Nacional, diz o seguinte: “Em virtude da concorrencia do Uruguay á Exposição Internacional e Industrial que se realisará no proximo Centenario da independencia Brasileira, no Rio de Janeiro, suscitou-se hontem, na Camara dos Deputados, um interessante debate historico, no qual se poz em evidencia a cordialidade de relações entre o nobre povo brasileiro e o nosso, recordando ao mesmo tempo, a lembrança sempre respeitosa que temos sabido guardar pela memoria do esclarecido barão, que se chamou do Rio Branco, o qual interpretando a explosão de sentimentos do seu povo e prestando culto ao amor e á solidariedade das nações, se encarnou no Tratado de Limites, pelo que Mirim e Jaguarão, podiam ver retratadas nas suas limpidas aguas a bandeira da patria. Hontem mesmo se approvou o projecto definitivo da ponte internacional que ha de se extender sobre o rio Jaguarão, o que constituirá um vinculo mais, de união entre ambos os paizes. Ao Brasil nos une, ainda mais, a lembrança dos sacrificios comuns nas horas da liberdade”. 

TELEGRAMMAS

O raid aereo Lisboa-Rio

Um novo acidente impede o proseguimento da travessia

Rio, 12 - Os aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho, caindo ao mar, foram salvos pelo navio inglez “Paris City”, ás 2 horas e 45 minutos da tarde de hontem.

Rio, 12 - Causou grande consternação a noticia do desastre dos aviadores, regosijando-se a população com a confirmação de terem sido salvos, pelo vapor inglez “Paris City”. O commandante do cruzador “Republica” radiographou confirmando que Sacadura Cabral e Gago Coutinho foram salvos e recebidos a bordo daquelle navio. Tudo indica que o apparelho esteja perdido. 

S. Paulo, 12 - Informam de Fernando de Noronha que o cruzador “Republica” deverá chegar ali amanhã, conduzindo ao seu bordo os aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho. O apparelho ficou completamente inutilizado; está-se, porém, trabalhando para o salvamento do motor. Rio, 12 - O hydro-avião foi recolhido pelo vapor “Paris-City”, em alto-mar deante dos rochedos de S. Paulo e S. Pedro. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de maio na história

1808 - Criação da Imprensa Régia.
1888 - Após a aprovação pelo Senado, a princesa Isabel sanciona a Lei Áurea, com a libertação de 600 mil escravos.
1928 - Nasce a cantora Angela Maria.
1942 - Criação do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública).
1981 - Papa João Paulo II leva três tiros em atentado no Vaticano. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895