Pavilhões da Inglaterra e da Suécia são inaugurados na Exposição Internacional

Pavilhões da Inglaterra e da Suécia são inaugurados na Exposição Internacional

Correio do Povo do dia 13 de outubro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Pavilhão da Inglaterra na Exposição do Centenario da Independencia.

publicidade

O Centenario da Independencia - Inauguração de mais dois pavilhões

Rio, 11 - Foram inaugurados hoje, na Exposição Internacional, os pavilhões da Suecia e da Inglaterra. Estiveram presentes o presidente da Republica, o prefeito municipal, altas autoridades e representantes diplomaticos dos dois paizes. O prefeito pronunciou os dois discursos inauguraes, respondendo os diplomatas britannico e sueco. O embaixador inglez leu o telegramma que se segue dirigido por sir Philip Lloyd Graeme, director do Commercio da Inglaterra. “Por occasião da inauguração do pavilhão britannico na Exposição Commemorativa do Centenario Brasileiro, espero que o Brasil veja sempre esse pavilhão como o symbolo da tradicional amizade que une os dois povos, no intercambio commercial.”

DIVERSAS

A successão presidencial do Estado - Realisou-se, hontem, nesta capital, o meeting que a classe operaria local resolvera levar a effeito, em propaganda da candidatura do dr. Francisco de Assis Brasil á presidencia do Estado. Reunidos os operarios na praça Senador Florencio, ao som de uma banda de musica, dirigiram-se para a frente do “Centro Civico Rio Grandense”. Uma vez ali, varios de seus oradores usaram da palavra, analysando a actual situação politica do Estado, alongando-se em tecer referencias elogiosas á pessoa do candidato que abraçaram, de cuja personalidade frizaram as principaes qualidades de estadista. Elogiaram os membros daquelle Centro, pela actividade que vêm desenvolvendo. Em nome do “Centro Civico Rio Grandense”, falaram, agradecendo, alguns de seus socios. Todos os oradores, ao terminarem os seus discursos, foram applaudidos pelo povo que ali compareceu. Em certo momento, houve algumas correrias, motivadas por um conflicto entre populares, um dos quaes recebeu algumas escoriações.

Descobrimento da America - Hontem passou mais um anniversario do descobrimento da America. Sendo feriado nacional, não houve expediente nos estabelecimentos publicos e as casas bancarias e o commercio fecharam mais cedo. 

TELEGRAMMAS

Exequias em memoria do coronel Raphael Cabeda 

Santa Maria, 12 - Estiveram solemnes as exequias, com missa cantada que o directorio federalista local mandou celebrar em memoria do coronel Raphael Cabeda. No recinto da cathedral viam-se numerosas senhoras, senhoritas, amigos e correligionarios do extincto politico, alem de todo o directorio. 

Geada 

Caxias, 10 - Em consequencia da geada caida na noite passada, grande parte dos vinhedos ficaram completamente inutilisados, ficando assim a futura vindima muito prejudicada, trazendo prejuizos para os productores. 

O julgamento dos implicados no assassinato de Rathenau

Leipzig, 12 - O procurador do Ministerio Publico, encarregado da accusação no processo do crime movido contra os accusados no assassinato do ex-ministro do Exterior Walter Ratenau, ao discursar no tribunal perante o qual elles respondem, pediu, hontem, a pena de morte para o assassino Ernst Techow. Provavelmente, o veredicto será pronunciado amanhã. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de outubro na história

1941 - Nasce o cantor e compositor norte-americano Paul Simon.
1968 - Morre o poeta Manuel Bandeira.
1972 - Acidente aéreo nos Andes, com equipe de Rugby do Uruguai, em que os sobreviventes se alimentaram de carne humana. 
1982 - Conclusão das obras de Itaipu. 
1991 - Aprovadas eleições diretas para deputado em Cuba. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895