Pedidos de novo julgamento para Sacco e Vanzetti são recusados

Pedidos de novo julgamento para Sacco e Vanzetti são recusados

Correio do Povo do dia 28 de dezembro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Sacco e Vanzetti não conseguiram obter um novo julgamento.

publicidade

A condemnação dos anarchistas Sacco e Vanzetti 

O juiz respectivo negou o pedido de novo julgamento

Nova York, 27 - Recusando-se a attender a dois pedidos do novo julgamento dos anarchistas Sacco e Vanzetti, o juiz Thayer fez longa recapitulação das circumnstancias que envolveram o duplo assassinato por que foram elles condemnados. O juiz disse que para attender a taes pedidos lhe seria necessario ou julgar que o jury commettera erro, ou então, que commettera abuso de confiança que nelle se depostiva. Essa resposta do juiz valeu por uma decisão num momento em que mais um pedido no mesmo sentido ia ser formulado sob o fundamento de que haviam occorrido irregularidades no tribunal.

DIVERSAS

O Centenario da Independencia - As sociedades existentes nos arrabaldes dos Navegantes e S. João, em numero de cerca de 50, se preparavam para ali commemorar a passagem do Centenario da nossa independencia. Em nova reunião effectuada, resolveu-se organisar a commissão directora dos festejos que se realisarão por occasião da passagem daquella data e a elaboração mais ou menos do respectivo programma. Uma commissão constituida dos srs. Guido Mondin, Attilio Giordani, José da Costa Dias, dr. José Manganelli, Salvador D’Amore e Silvestre Zarovski, esteve, hontem, na Intendencia Municipal, conferenciando a respeito com o dr. José Montaury, intendente municipal. A s. s. foi mostrado todo o programma que se pretende levar a effeito, e do qual consta a creação de uma estatua commemorativa do Centenario, no 4º districto do municipio desta capital e da fundação de uma aula diurna e nocturna. Por estes dias a commissão reunir-se-á novamente afim de tratar deste assumpto, que com vivo enthusiasmo, foi recebido pelas sociedades que tem a sua séde nos arrabaldes dos Navegantes S. João.

Natal dos pobres - Os proprietarios do Hotel Miranda, nas Pedras Brancas, offereceram no domingo, dia de Natal, uma festa ás crianças pobres daquelle povoado.

TELEGRAMMAS

A variola 

S. Sepé, 27 - A variola alastra-se pelo municipio, tendo nestes dias apparecido alguns casos nesta villa. As vaccinas são insuficientes para a população. 

Festa beneficente 

Santa Cruz, 27 - Com extraordinaria assistencia, realizou-se, hontem, no campo de Foot Ball Club Santa Cruz, uma grande kermesse em beneficio da mesma sociedade, e para a qual o povo santa-cruzense concorreu com avultado numero de valiosos brindes. 

Organisação de um partido operario 

Nova York, 27 - O partido operario da America, que começou a organisar-se aqui sabbado ultimo, incluiu varios artigos nos seus estatutos, pelos quaes sua direcção será entregue a um comité central composto por 17 proletarios. O fim annunciado do partido é a organisação das classes trabalhadoras para a abolição do capitalismo e o estabelecimento da republica proletaria. 

A estação lyrica do Scala 

Milão, 27 - A opera “Falstaff”, de Verdi, inaugura a temporada lyrica do theatro Scala.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de dezembro na história

1813 - Nasce, em Arroio Grande, Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá.
1923 - Morre Gustave Eiffel, engenheiro francês que construiu a Torre Eiffel, em Paris. 
1957 - Deixa de circular no Rio de Janeiro, o jornal A Noite. 
1992 - A atriz Daniela Perez é assassinada.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895