Pelotas é invadida pelas forças de Zeca Netto

Pelotas é invadida pelas forças de Zeca Netto

Correio do Povo do dia 4 de agosto de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Pelotas estava na iminência de ser invadida pelos revolucionários

publicidade

A situação no Estado - Noticias de Pelotas

Pelotas, 30 - Já ha dias constava que a cidade seria invadida por forças do general Zéca Netto, ao que, aliás , pouca gente deu credito, tanto que a vida local não soffreu solução de continuidade nos seus habitos. Em seu numero de hontem o “Diario” tratou do assumpto em editorial, dizendo que o fim da vinda dos revolucionarios seria o assalto ao commercio e que todos se acautelassem, collocando-se ao lado dos defensores do governo. Hontem o aeroplano evolucionou sobre a cidade e arredores. A cidade foi patrulhada por provisorios montados e armados. Á noite a Intendencia esteve cheia de situacionistas, ficando o edificio illuminado até tardias horas, bem como as residencias do intendente e do coronel Pedro Osorio. 

DIVERSAS

Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul - O Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul, commemora, hoje o 33º anniversario da sua fundação, realisando, ás 20 horas, uma sessão solemne, no salão nobre da Intendencia Municipal. Será empossada a directoria recentemente eleita, lido o relatorio do anno findo e homenageados os socios fallecidos. Para esse acto foram convidadas as altas autoridades civis, militares e eclesiasticas. 

Associação Commercial dos Varejistas de Uruguayana - Recebemos communicação de que na cidade de Uruguayana, foi fundada a Associação Commercial de Varejistas, cujo fim será promover, sempre que for necessario, a defesa dos interesses da classe. A primeira directoria, com caracter provisorio, ficou assim constituida : presidente, Delibio Beheregaray; 1º vice-presidente, Nozimo Lopes Pereira; 2º vice-presidente, João Pedro Grassi, secretario Naor Lopes Pereira; thesoureiro, Victor Fittipaldi Junior. 

A nova linha do Lloyd Brasileiro 

Belem do Pará-Rio Uruguay - Iniciando sua nova linha, seguiu para Paysandu o paquete Affonso Penna”, do Lloyd Brasileiro. Este vapor, juntamente com outros da mesma empreza, fará a nova linha Belém do Pará-Rio Uruguay. A chegada do Paysandu terá festejos a tripulação. 

TELEGRAMMAS

O fallecimento do presidente Harding

Rio, 3 - Em signal de pesar pelo fallecimento do presidente dos Estados Unidos, sr. Warren Harding, o ministro da Marinha resolveu guardar luto por tres dias, mandando encerrar o expediente das repartições do seu ministerio ás 3 horas da tarde.

Rio, 3 - A comunidade americana domiciliada nesta capital celebrará um culto especial em idioma inglez pela memoria do sr. Harding. Na igreja unida, no domingo ás 11.30 da manhã, haverá leitura da Biblia sagrada e orações com musica apropriada. A situação na Allemanha

Berlim, 2 - Em reunião no gabinete, foram adoptados varios projectos de lei destinados a fornecer ao governo, em curto praso, as quantias consideraveis de que necessita para fazer face á depreciação continua do marco. Nesses projectos, foi previsto primeiramente o augmento de 10 % do imposto sobre a renda para custear as despesas causadas pela occupação das provincias Rhenanas e do Ruhr. O governo prevê augmento dos impostos sobre carros e cervejas. 

A grafia da época está 

preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 4 de agosto na história

1849 - Morre na Itália a heroína brasileira Anita Garibaldi.
1913 - França e Reino Unido projetam túnel sob o Canal da Mancha. 
1944 - A menina judia Anne Frank, que deixou diário sobre o tempo que passou escondida em um porão, é descoberta pela Gestapo. 
1970 - Morre Oscarito, ator de chanchadas. 
1977 - A escritora Raquel de Queiroz torna-se a primeira mulher na ABL. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895