Pelotas sob alerta após notícias de possível ataque à cidade

Pelotas sob alerta após notícias de possível ataque à cidade

Correio do Povo do dia 18 de março de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

A divisão revolucionária do Sul passou a ser comandada por Zeca Netto

publicidade

Politica rio-grandense - Os successos do sul do Estado 

Pelotas, 17 - Hontem, ás 10 horas da manhã, houve alarme nesta cidade, por motivo de noticias de que forças opposicionistas a atacariam. O “Diario Popular” affixou no seu placar um aviso, dizendo, que “a população” estivesse tranquila porque o governo da cidade estava apparelhado para defesa, esperando que os correligionarios estejam a postos para cumprir o seu dever em favor da ordem e da legalidade”. Foram tomadas medidas de defesa e distribuição de armamento. Do Rio Grande veiu um contigente de 70 praças da policia municipal dali. A “Opinião Publica” por sua vez, estampou uma nota, dizendo que, “autorizada pelo Comité Pró-Assis, aconselhava a população á maior calma, com a segurança de que a ordem e a tranquilidade da cidade não seriam alteradas, consoante os elevados propositos das forças libertadoras, concentradas nos municipios vizinhos de Cangussú e Piratiny, sob o commando do coronel Zeca Netto. Os chefes das forças revolucionárias desta zona resolveram investir o coronel Zeca Netto no commando geral da divisão revolucionaria do sul. 

DIVERSAS

Obras do porto - Acha-se, nesta capital, tendo hontem visitado a redacção desta folha, em companhia do dr. W. Weise, o dr. Fritz Schmengler, engenheiro-chefe da Deutschen Maschinen Fabrick A. G., de Duisburg, Allemanha, especialista em construcções de material para portos. Aquelle engenheiro veiu representar a referida companhia na concurrencia aberta pelo governo do Estado para o fornecimento de guindastes destinados ao porto desta capital, e avaliados em mais de dois mil contos de réis. Na palestra que manteve nesta redacção, disse-nos o dr. Schmengler, que a companhia por elle representada, já forneceu 37 guindastes no porto do Rio de Janeiro, 31 ao de Santos, 33 ao de Montevidéu e 35 ao de Rosário de Santa Fé e tambem executou trabalhos identicos em outros importantes portos europeus. 

Objectos perdidos - Ao sr. Ramão Ruiz entregammos um annel encontrado ha dias na praça da Alfandega. 

TELEGRAMMAS

Dr. Carlos Barbosa

Pelotas, 17 - Procedente de Jaguarão, está de passagem para essa capital o senador Carlos Barbosa Gonçalves. 

Constituição de um importante syndicato 

Rio, 15 - Um grupo de capitalistas, engenheiros e industriaes, desta capital e S. Paulo, organizou um syndicato, com séde aqui, que tem por objecto a incorporação de alguns empreendimentos que directamente interessam ao desenvolvimento e independencia economicos do paiz, pelo aproveitamento de varios recursos naturaes. A presidencia da empreza foi offerecida ao sr. Pandiá Calogeras, que, caso aceite, partirá brevemente para o exterior, afim de entender-se definitivamente com os grupos de finaceiros e technicos que no extrangeiro propõe a apoiar o syndicato.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 18 de março na história

1837 - Regente Feijó baixa decreto sobre crimes de Liberdade de Imprensa.
1871 - Comuna de Paris, primeiro ensaio do regime socialista. 
1945 - Fundação do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.
1980 - Morre o psicanalista Erich Fromm.
1990 - Morre o comediante Zacarias de Os Trapalhões. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895