Percalços da Campanha Eleitoral

Percalços da Campanha Eleitoral

Correio do Povo do dia 28 de março de 1924, sexta-feira, noticiava:

Correio do Povo

Em 1924 Oswaldo Aranha foi nomeado sub-chefe de polícia da fronteira

publicidade

A campanha eleitoral

QUARAHY, 25 — Apesar das medidas tomadas pelo sub-chefe de policia dr. Oswaldo Aranha e pelo delegado federal coronel Vasco Varella, relativamente ao serviço de qualificação eleitoral, sabbado o juiz discrictal substituto, sem passar a jurisdicção, ausentou-se para Alegrete, deixando de dar audiencia hontem para qualificação de opposicionistas, data marcada em edital. Grande numero de alistados da campanha compareceu á sala das audiencias. Regressando o juiz, foi elle procurado por membros da Alliança Libertadora, que lhe pediram para dar audiencia hoje afim de minorar os embaraços, não sendo attendidos, tendo o juiz allegado muito trabalho e pretender mudar os dias das audiencias.

DIVERSAS

Febre typhoide — Continuam a se registar, nesta capital novos casos gataes de febre typhoide. Hontem, foram registrados mais dous casos, sendo que um delles occoreu em domicilio e outro no hospital da Santa Casa.

Peste bubonica — Na residendia do dr. Guerra Biessmann, á rua Dr. Flores, appareceram nos ultimos dias varios ratos mortos e, cujo exame bacteriologico revelou a existencia do germen do mal do mal levantino. Em vista disso, o dr. Guerra Biessmann deixou temporariamente sua residencia mandando desinfecta-la. Outras medidas prophylacticas foram tomadas em relação aos predios visinhos, onde também têm apparecido ratos mortos.

Santa Casa — Nestes últimos dias tem sido grande o aumento de pessoas enfermas que tem baixado á Santa Casa. As suas enfermarias acham-se repletas e a provedoria, afim de attender a tão elevado numero de enfermos mandou colocar camas nos corredores. Ante-hontem o numero de doentesque ali se achavam recolhidos era de 474, tendo entrado no decorrer do diamais 19. Existiam portanto hontem nas diversas enfermarias nada menos de 485 enfermos de ambos os sexos, numero attingido nos ultimos annos num só dia. Entre os enfermos que se acham recolhidos á Santa Casa, 41 estão atacados de febre typhoide, molestia que está se propagando.

TELEGRAMMAS

Do extrangeiro

O trabalho das crianças — WASHINTON, 27 — A camara judiciaria resolveu dar parecer favoravel á emenda á Constituição relativa ao trabalho de crianças.

A prohibição das bebidas alcoolicas — ALBONY, 27 — O Senado estadoal approvou uma resolução pedindo ao Congresso que modifique a lei Volstead, de modo a permittir a entrada de vinhos e cervejas.

A revolução de Honduras — WASHINTON, 27 — Noticias de Honduras dizem que um grupo de chefes revolucionarios resolveu proclamar o sr. Fausto Davila presidente provisorio para restabelecer a ordem.

Conservação de reservas petroliferas — WASHINTON, 27 — O presidente Coolidge nomeou uma commissão que deverá indicar os meios de que o Estado poderá lançar mão para conservar suas reservas petroliferas.

Congresso Nacional de Chimica — MILÃO, 27 — O presidente do conselho sr. Benito Mussolini, aceitou a presidencia de honra do Congresso Nacional de Chimica que deve se reunir nesta cidade entre os dias 12 e 17 de abril.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de março na história

  • 1931 - Partido Democrático tenta golpe contra João Alberto, interventor de São Paulo.
  • 1935 - Nasce Hermínio Bello de Carvalho, compositor e historiador de música.
  • 1936 - Nasce em Arequipa (Peru) o escritor peruano Mario Vargas Llosa.
  • 1943 - Morre Sergei Rachmaninoff compositor, pianista e maestro russo.
  • 1985 - Morre o pintor francês Marc Chagall.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895