Pilotos portugueses serão recebidos com homenagens em Porto Alegre

Pilotos portugueses serão recebidos com homenagens em Porto Alegre

Correio do Povo do dia 6 de abril de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Seguiam os preparativos para a recepção aos pilotos de Portugal.

publicidade

O raid aereo Lisboa-Rio

Rio, 4 - O Gremio Republicano Portuguez realizará, por occasião da chegada e estadia, nesta capital, dos aeronautas lusos que estão empreendendo o raid aereo Lisboa-Rio, grandes e brilhantes manifestações. Ficou assentado que as homenagens a serem prestadas terão uma intensa programação. Será constituido um comité da colonia portugueza, composto dos presidentes de todas as associações portuguezas e representantes da mesma colonia, encarregado de apresentar, em nome desta, as saudações de boas vindas aos aviadores, por occasião de sua aterrissage, solicitando para esse fim, a permissão das autoridades brasileiras, caso a aterrissage se effectue em estabelecimento do Estado.

DIVERSAS

Registro genealogico dos gados rio-grandenses - Seguiu, hontem, para Livramento, o dr. Gino Oliva, inspector do Registro Genealogicos dos Gados Rio Grandenses, transferido pelo governo do Estado á União dos Criadores por decreto de 27 de dezembro de 1917. O dr. Gino vae proceder ao registro de gados mestiços daquelle municipio. O registro dos gados mestiços foi instituido por aquella Associação e tal é a sua importancia que se projectam organisações identicas no Uruguay e na Argentina. Estamos informados que a União dos Criadores, com o fim de intensificar aquelle trabalho, acaba de contratar, além do dr. Oliva, o dr. J. Soares Telles, que, em breve partirá para o interior do Estado.

De Pelotas a Porto Alegre em automovel - O sr. Luciano Junqueira, do commercio de joias, acaba de realisar uma viagem de automovel de Pelotas a esta capital. Domingo, partiu elle daquella cidade, depois do meio dia, tendo ao escurecer chegado ao logar denominado Duro, municipio de Camaquam. Ali pernoitou, tendo no dia seguinte, pela manhã, partido com destino á Pedras Brancas, onde chegou ás 14 horas. Pelos calculos feitos, o sr. Junqueira gastou cerca de 15 horas de viagem entre as cidades de Pelotas e Porto Alegre. O total gasto com combustivel não foi informado.

TELEGRAMMAS

Indutrialistas que se retirampor motivo dos impostos

Caxias, 5 - O jornal local “Cittá di Caxias” publicou em seu numero de hoje a seguinte noticia: “Partirá na proxima semana para a Italia o sr. Luiz Marzoto Marostica, acompanhado de sua familia, e que se destina á sua patria, onde fixará residencia. O sr. Marostica, que por muitos annos manteve nesta cidade um bem montado varejo de vinhos da nossa producção, soube conquistar uma vasta clientella, dada a sua competencia na escolha dos melhores vinhos. Sua resolução de abandonar esta terra foi motivada pela absurda lei federal do imposto nos vinhos, lei á qual Marostica, homem de verdadeiro caracter, não se quer sujeitar, embora viesse de encontro aos seus interesses, preferindo fechar sua casa em signal de protesto. Como andariam as cousas se todos procedessem como Marostica?” Factos como o que acaba de commentar o “Citá de Caxias” se reproduzem aqui diariamente, sendo grande numero de viticultores que, desanimados, procuram outras paragens.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 abril na história

1820 - Criação por decreto dos Correios e Telégrafos.
1921 - Nasce a atriz Cacilda Becker. 
1930 - Gandhi inicia campanha contra o colonialismo britânico. 
1933 - Termina nos Estados Unidos a polêmica Lei Seca.
1971 - Morre o músico Igor Stravinsky. 
1991 - O jogador Maradona é suspenso por uso de doping.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895