Polícia alemã aprofunda investigação sobre assassinato de ex-ministro

Polícia alemã aprofunda investigação sobre assassinato de ex-ministro

Correio do Povo do dia 5 de julho de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Local do assassinato do ministro Walter Rathenau em Koenigsalle.

publicidade

O Assassinato de Rathenau

Foram effectuadas novas prisões 

Vienna, 4 - As autoridades policiaes prenderam em Oetx, no Tyrol, o industrial saxão Kuezhen Meister, cujo automovel serviu aos assassinos do ministro do Exterior Walter Rathenau. 

Berlim, 4 - A policia submetteu a novo interrogatorio o joven Techow, accusado de haver participado do assassinato do ministro Rathenau. Techow insiste em negar sua participação no attentado. Em virtude de novas contradições do accusado, a policia prendeu dois estudantes que fazem parte de uma liga pan-germanista. O boletim do governo da Prussia publica detalhes que demonstram que o estudante preso como cumplice mantinha relações com o grupo. 

DIVERSAS

Ampliação do edificio da Secretaria da Fazenda - O governo do Estado mandou publicar edital a 29 de maio do corrente anno, chamando concorrentes para a execução das obras de augmento do edificio onde funciona a Secretaria da Fazenda. 

O serviço telephonico em São Leopoldo - Mediante contracto celebrado no dia 29 de junho, a Intendencia Municipal de São Leopoldo acaba de transferir todo material da rêde telephonica do municipio á Companhia Telephonica Rio Grandense, a qual já explorava, ha annos, esse serviço nos 1º e 2º districtos. A transação foi effectuada pela quantia de 27 contos de réis, da qual se deduziu o custo da reconstrucção da rêde, constante de 130 kilometros de linhas e 86 apparelhos. 

Os desvios de mercadorias e a responsabilidade dos commandantes dos navios - O governo da União acaba de promulgar um decreto que é, a nosso ver, de magno interesse para o commercio em geral. Dá o referido decreto providencias acauteladoras dos direitos e interesses dos commandantes de navios e das respectivas Companhias de Navegação, no tocante á violação de volumes. 
Cemiterio da Santa Casa - Na Secretaria da Santa Casa foram abertas as propostas para a construcção de um muro de arrimo no quadro 24 do cemiterio dessa irmandade.

TELEGRAMMAS

O raid aereo Lisboa Rio

S. Paulo, 4 - Em palestra com um jornalista, no comboio especial em que viajavam os aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho manifestaram grande desejo de visita aos fazendeiros de Ribeirão Preto, assim como descer a serra de Santos, tanto pelo caminho do mar como pela estrada ingleza. Em todas as estações o povo se agglomerava para saudar os marinheiros lusitanos. Numa estação proxima a esta capital, em que o trem não devia parar, um grupo de portuguezes deitou-se na linha, agitando a bandeira portugueza, conseguindo assim que a locomotiva interrompesse a sua marcha para que elles pudessem ver e acclamar os aviadores. Estes continuam sendo aqui alvo de grandes manifestações.

Os successos da Italia

Novo episodio da luta entre fascistas e socialistas 

Roma, 3 - Telegrapham de Trieste, communicando que os “fascistas” incendiaram o club de Leitura de Magdalena, o qual fôra instituido pelas organizações operarias. Os prejuizos resultantes da destruição são grandes. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de julho na história

1914 - Primeiro voo SP-RJ sem escalas é feito pelo piloto Edu Chaves.
1932 - Salazar é eleito presidente do Conselho de Ministros de Portugal.
1946 - Lançamento do biquini, maiô de 2 peças. 
1962 - Lei do 13º salário é sancionada por João Goulart. 
1991 - É permitida a entrada de empresas estrangeiras na URSS.
1999 - Morre a atriz Consuelo Leandro. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895