Polícia do Rio de Janeiro age contra ameaça de greve de operários da construção civil

Polícia do Rio de Janeiro age contra ameaça de greve de operários da construção civil

Correio do Povo do dia 18 de fevereiro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O movimento grevista crescia no Rio de Janeiro.

publicidade

A ameaça de gréve geral no Rio de Janeiro - As providencias do governo

Os jornaes chegados hontem, do Rio de Janeiro, trazem detalhadas noticias, sobre o que foi a ameaça de gréve geral naquella capital. A “Gazeta de Noticias”, em seu numero de dez do corrente assim se referiu sobre este movimento grévista, do qual resultou, o governo federal, realizar numerosas prisões e mandar fechar a “União dos Operários em Construcções Civis”: Ha cerca de oito dias já a policia tinha pleno conhecimento que a premeditada gréve geral estava sendo preparada pela Associação dos operarios em construcção civil. Os seus dirigentes trabalhavam tenazmente para conseguir adhesões, das quaes as principaes seriam as das classes dos vehiculos e maritimos. Todos os seus esforços entretanto até então foram baldados a policia acompanhava todas as manobras feitas neste sentido pela alludida associação operaria, já mais de uma vez envolvida em gréves e arruaças e onde a policia também por vezes appreeendeu bombas e dinamite.

DIVERSAS

Matadouro Correia - Já se acham terminadas as obras de installação para o matadouro que a firma Correia Irmãos mandou construir na ilha fronteira ao estabelecimento industrial da fazenda Boa Vista, á margem direita do Jacuhy e distante desta capital apenas 1 1/2 hora. É pensamento dos proprietarios do novo estabelecimento fazer com que o gado seja abatido ali á noite, afim de que, transportado logo após para esta capital, aqui dê entrada á meia noite, podendo, assim, a distribuição da carne entre os açougueiros começar a ser feita pelas 4 horas da madrugada, isto é, poucas horas depois de ter sido abatida. Para tornar effectivo aquelle seu pensamento, os irmãos Correia já solicitaram ao dr. José Montaury de Aguiar Leitão, intendente municipal, licença para que a carne seja pesada por occasião do seu desembarque nesta capital, o qual será feito na Doca.

Reclamações - Moradores da rua Ramiro Barcellos, quadra entre á rua Independencia e Campo do Bomfim pedem-nos para reclamar contra o mau estado dessa via publica. Pelo estado em que se encontra offerece serio perigo aos transeuntes. Tambem os moradores da rua Lobo da Costa reclamam que ultimamente tem lutado com a falta d’agua. A illuminação tambem ali é escassa. Queixam-se ainda de que nos fundos do predio n. 5, está depositado um animal, desprendendo-se dali um mau cheiro, em consequencia do local não ser adequado para uma cocheira.

TELEGRAMMAS

A Viação Ferrea e o Transporte de Gado

Santa Maria, 17 - Pelo trem especial chegou dahi, o dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea, que hoje mesmo, em companhia do dr. Fernando de Abreu Pereira, chefe do trafego, seguiu para Bagé e Pelotas, afim de tratar do Transporte de gados, em virtude de reclamações dos frigorificos.

Melhoramentos de estradas

Itaquy, 17 - O intendente adquiriu, da firma Case, machinas britadoras e aplainadoras para melhorar as estradas.

Dr. Assis Brasil

Florianopolis, 17 - É esperado aqui o dr. Assis Brasil, que a convite do dr. Hercilio Luz, vem visitar o Estado.

O desarmamento da Allemanha

Berlim, 16 - Os socialistas extremados do Palatinado approvaram uma resolução declarando que o governo bavaro deve dissolver a organisação militar da Escrich e as guardas civicas. Alguns jornaes liberaes desta capital manifestam tambem o seu descontentamento ante a politica do governo bávaro. Informam de Stuttgard que o sr. von Simons, ministro do Exterior, declarou aos jornalistas que a situação interna da Allemanha é muito tensa.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de fevereiro na história

1908 - Os EUA proíbem a imigração de trabalhadores japoneses.
1933 - Nasce a artista plástica Yoko Ono, viúva de John Lennon.
1962 - Partido Comunista do Brasil é reorganizado e adota a sigla PC do B.
1983 - O Cruzeiro sofre maxidesvalorização no governo Figueiredo.
1986 - Morre o compositor Nélson Cavaquinho. 
2001 -Rebelião em 29 presídios de São Paulo causa 19 mortes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895