Politica Rio grandese - Levante na fronteira do estado

Politica Rio grandese - Levante na fronteira do estado

Correio do Povo do dia 12 de maio de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Trincheiras nas ruas de Bagé

publicidade

lrPolitica rio-grandense - O levante na fronteira do Estado 

Bagé, 11 - Um piquete de 50 homens petencentes ás forças revolucionarias da divisão dos generaes Estacio Azambuja e Zeca Netto, foi ao povoado de S. Sebastião e ali, nas casas commerciaes das firmas Alves e Zago e Goudene e Quadros comprou na primeira mercadorias no valor de dois contos e tanto e na segunda de um conto e tanto, dizendo que o commando passaria vales. Hontem, os referidos commerciantes mandaram ao acampamento, tendo o general Zeca Netto passando vales das importancias das compras. 

Bagé, 11 - Veiu hontem pelo telephone um recado do Rosario,de fonte governista, dizendo que o general Honorio Lemos usára de um estratagema, que causou ás forças situacionistas uma formidavel derrota, para não dizer um completo esfacelamento. 

DIVERSAS 

Lavanderia da Santa Casa - A commissão de mesarios da Santa Casa de Misericordia, que particularmente tomou a si dotar aquelle estabelecimento pio de tão importante melhoramento, assistiu ás experiencias definitivas das machinarias, experiencias que deram os melhores resultados. A mesma commissão resolveu inaugurar official e festivamente a lavanderia no dia de São Pedro e São Paulo, 29 de junho proximo, e entregal-a nesta data, á direcção da Santa Casa. A mesma commissão, uma vez inaugurada a lavanderia, pretende encetar a fundação de uma maternidade, para que aquella commissão conta já com cerca de 20:000$000 que se acham recolhidos ao Deposito Popular do Thesouro do Estado. 

Um monumento - Pelo major Jose Antonio Coelho Netto, chefe da Carta Geral da Republica, foi escolhida a cidade de Santa Maria para ser nella collocada a “Referencia Fundamental do Nivelamento Geral do Estado”. Para esse fim foi trabalhado um artistico monumento de granito de 1,22 metros de altura, o qual sera collocado na avenida Rio Branco , em frente ao Collegio S. Luiz. Encarregado desse serviço acha-se ali o capitão engenheiro dr. João Baptista Miranda, que já providenciou para a execução da obra. O monumento será entregue aos cuidados da Intendencia de Santa Maria.

TELEGRAMMAS

A homenagem da França aos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Lisboa, 11 - Os aviadores portuguezes Gago Coutinho e Sacadura Cabral aceitaram o convite para assisitir a sessão em honra aos heroes da travessia Lisboa-Rio de Janeiro, que se realizará na Sorbonne no dia 31 do corrente. A sessão será presidida pelo ex-presidente do Conselho sr. Barthou, actual presidente da commissão de reparações. Gago Coutinho e Sacadura Cabral serão transportados a Paris em dois aeroplanos francezes que virão especialmente para o dia.

Gréve de jornalistas

Berlim, 11 - Os jornalistas que trabalham junto á Dieta declararam-se em gréve por haver o presidente dessa Camara ordenado que as tribunas da imprensa fossem evacuadas. Os jornalistas declararam que iam exigir do sr. Leinert a revogação da sua ordem e que apresentasse desculpas das suas expressões, dizendo que os jornalistas eram sensacionalistas. A gréve foi, afinal, resolvida pela promessa de que as desculpas pedidas seriam dadas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima]

CRONOLOGIA

O dia 12 de maio na história

1883 - Confederação Abolicionista é fundada no Rio de Janeiro. 
1888 - A Câmara Federal aprova a Lei Áurea, com nove votos contrários. 
1913 - Nasce o cantor Jamelão. 
1940 - É inaugurado o Autódromo de Interlagos, SP.
1959 - Fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de S. Bernardo do Campo.
1997 - Rússia e Chechênia assinam tratado de paz. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895