População de Salvador celebra chegada dos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral à Bahia

População de Salvador celebra chegada dos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral à Bahia

Correio do Povo do dia 14 de junho de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os aviadores portugueses foram homenageados pela população da Bahia.

publicidade

O raid aereo Lisboa-Rio - Homenagens na Bahia aos aviadores portuguezes

Bahia, 10 - Os aviadores portuguezes, Sacadura Cabral e Gago Coutinho têm recebido verdadeiras apotheoses em sagração do arrojado empreendimento do raid Lisboa-Rio. Desde sua chegada até hoje as homenagens que lhes têm sido prestadas attingem a realce impossivel de descrever. Toda a população da Bahia se irmanou em um sentimento unico de vibração, no mais profundo enthusiasmo, para festejar o glorioso feito dos destemidos co-irmãos de alem-mar. A recepção que lhes foi dada hontem no palacio da Acclamação, com o comparecimento do escol da sociedade e representantes de todas as classes sociaes, esteve a altura dos creditos da nossa Bahia captivando os aviadores. 

DIVERSAS 

As obras do cáes da capital - O presidente do Estado approvou a minuta da circular aos proprietarios dos terrenos do littoral, que vão ser desapropriados, sitos entre as praças Senador Florencio e Martins de Lima e bem assim a proposta do director da directoria da viação fluvial da Secretaria de Obras Publicas no sentido de ser publicado edital egual, em substancia, á circular. Tal desapropriação é motivada pela construcção das obras do caes desta capital. 

Pavilhão da Polonia no Centenario da independencia do Brasil - Nos salões da Sociedade “Aguia Branca”, realiza-se hoje a annunciada reunião do “Comité pró Pavilhão da Polonia no Centenario”, marcada para ás 19 1/2 horas. O comité, que é composto de membros das sociedades “Aguia Branca”, “Sokol” e “Caixa Funeraria Poloneza”, está trabalhando activamente no seio da colonia poloneza domiciliada neste Estado, para angariar donativos pecuniarios, com o fim de auxiliar a construcção do Pavilhão Polonez que figurará no Rio de Janeiro por occasião da exposição internacional, no Centenario da Independencia do Brasil. O comité tambem dirigiu officios ás Colonias de Marianna Pimentel e São Feliciano, solicitando o apressamento da subscripção das listas que correm nessas localidades afim de confirmar a participação. 

TELEGRAMMAS

Reforma de um matadouro 

Pelotas, 13 - Já ha tempo que se vinha impondo uma reforma do matadouro publico. Agora, por ordem do intendente, será reformado o velho predio onde funcciona o referido matadouro, de maneira a ficar o mesmo em boas condições hygienicas. 

Club Renascença

Taquary, 12 - Sabbado passado, o capitão Sant’Anna, proprietario do edificio mandado construir para o Club Renascença, fez entrega do mesmo palacete que apresenta bello aspecto. No proximo sabbado, entre grandes festas, haverá a inauguração do referido club. 

O novo edificio da Camara

Rio, 13 - Consta que esta semana será assignado, no ministerio do Interior, contrato entre a União e o sr. Francisco Assis da Silva, para a execução da primeira parte da construcção do novo edificio da Camara. O referido contrato foi escolhido em concurrencia publica, para isso aberta. Após ter sido lavrado o contracto, será lançada com toda a solemnidade, no local da antiga Cadeia Velha, a pedra fundamental do novo edificio.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de junho na história

1920 - Morre o filósofo e economista alemão Max Weber. 
1937- Criação do Parque Nacional do Itatiaia.
1940 - Exército alemão desfila em Paris. 
1962 - Lançamento das sandálias Havaianas. 
1969 - Morre a atriz Cacilda Becker.
1986 - Morre o escritor argentino Jorge Luís Borges. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895