População russa diminuiu em 18 milhões de pessoas, revela censo

População russa diminuiu em 18 milhões de pessoas, revela censo

Correio do Povo do dia 13 de abril de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O recenseamento feito pela Rússia apontou a diminuição da população.

publicidade

O problema russo

Como consequencia da guerra, da fome e das epidemias, assignala-se uma reducção de muitos milhões

Moscou, 12 - Segundo o ultimo recenseamento em fins do anno passado e que foi executado por ordem do governo bolchevista, a população actual da Russia maximalista é de 130.707.000 habitantes. Nessa cifra se compreendem as populações da Ukrania, Caucaso, Turkestão e Siberia, embora a parte léste desta ultima região esteja separada da Russia e compreendida no territorio da Republica do Extremo Oriente. Se o censo do antigo governo e o actual são exactos, é quasi certo que a população russa foi reduzida de 18 milhões habitantes.

DIVERSAS

Os incendios de 16 de abril de 1917 - Como é do dominio publico, a 16 de abril de do anno de 1917, foram incendiadas diversas casas allemãs desta capital, inclusive o Grande Hotel Schmidt, á rua Voluntarios da Patria, e de propriedade do sr. Frederico Schmidt. Agora, os drs. Plinio Alvim e Erenesto da Fontoura Rangel, em audiencia do dr. João Soares, juiz districtal do civel, propuzeram em acção ordinaria contra a Fazenda do Estado e a Fazenda do Municipio, no valor de 1.300:000$000, pelos prejuizos que allegam haver soffrido o seu constituinte, sr. Frederico Schmidt.

O centenario no Collegio Souza Lobo -  A senhorita Branca Diva Pereira de Souza, directora do Collegio Elementar Souza Lobo, tendo em vista tornar bem acentuada a passagem do 1º centenario da independencia do Brasil, resolveu organizar um programma de lições de nossa historia e de festas escolares, sendo salientadas todas as datas que precederam a de 7 de setembro. 

Empastellamento de um jornal - O jornal “O Combate” que, sob a direcção do sr. João da Rua, se publica nesta capital, ás segundas-feiras, foi victima, ante-hontem, de um empastellamento. O seu proprietario, na queixa que deu na Chefatura de Policia, declarou não suspeitar qual tenha sido o seu auctor.

TELEGRAMMAS

General Rondon

Jaguarão, 10 - O general Candido Rondon, que, hontem, pela madrugada, regressou para o Rio Grande, visitou ao senador Carlos Barbosa a quem dirigiu expressiva saudação, por motivo de anniversario natalicio do chefe jaguarense. O general relembrou os serviços que o senador Carlos Barbosa prestou quando presidente deste Estado, demonstrando muito conhecimento da vida publica do homenageado. Ao terminar, o general Rondon foi muito applaudido pelas pessoas presentes. O illustre militar visitou os clubs Harmonia e Jaguarense, tendo jantado com o barão Tavares Leite, acompanhado de seus ajudantes de ordens, e estando presente o coronel Claudino Nunes Pereira, intendente provisorio deste municipio.

Lavras, 11 - Por determinação do ministro da Guerra chegou hoje a esta villa o general Candido Rondon, que veiu resolver sobre a escolha de local para a construcção, aqui, de um grande quartel. A escolha recaiu em terrenos doados pela Intendencia municipal.

A grafia da época está preservada no textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de abril na história

1906 - Nasce o escritor e dramaturgo irlandês Samuel Beckett.
1907 - Lançamento da revista Fon-Fon, que se destacou pelas caricaturas.
1917 - Brasil confisca navios alemães ancorados em sua costa, em represália ao afundamento de navio brasileiro. 
1919 - Epitácio Pessoa vence Rui Barbosa e é eleito presidente. 
1991 - 20 quadros do pintor Van Gogh são roubados em Amsterdã.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895