Porto Alegre hospedou o piloto De Lamare que fará o raid aéreo Rio-Buenos Aires

Porto Alegre hospedou o piloto De Lamare que fará o raid aéreo Rio-Buenos Aires

Correio do Povo do dia 27 de outubro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O aviador Virginius De Lamare e seu hidroavião.

publicidade

Raid aereo Rio-Buenos Aires

Desde hontem que Porto Alegre tem o prazer de hospedar o commandante Virginius De Lamare que, com seu mechanico, sargento aviador Silva Junior, está realisando o raid aereo Rio-Buenos Aires. Não obstante as difficuldades que se lhe antepuseram desde o inicio desta prova, o entrepido aviador patricio não desistiu de levar avante a sua iniciativa, que visa cobrir de glorias a aviação nacional. Uma grande parte do raid está vencida e dada a competencia e a coragem de Delamare e do seu companheiro de viagem, é certo que terá bom termo esta prova de aviação, uma das mais importantes até agora effectuadas na America do Sul. O aviador patricio e seu mechanico estão confiantes no exito completo da arrojada viagem. Porto Alegre recebeu-os carinhosamente e as homenagens que lhe serão prestadas serão o galardão do esforço e coragem de dois brasileiros que tudo fazem para manter alto o nome de sua patria em materia de aviação.

DIVERSAS

Avaria grossa - O vapor inglez “Epitacio Pessoa”, que ancorou, no porto do Rio Grande, com procedencia de New York, trouxe dali um portão cheio de carvão destinado á praça do Rio de Janeiro. Nesse porto, manifestou-se incendio no referido portão, em consequencia de combustão expontanea, sendo o mesmo innundado durante o serviço de extincção do fogo, e deu lugar a avaria grossa. O commandante do “Epitácio Pessoa”, ao chegar ao porto do Rio Grande, lavrou, perante juiz federal, protesto maritimo.

Banco da Provincia - Deixou o lugar de contador da filial do Banco da Provincia, no Rio Grande, o sr. Arthur Costa, que assumirá a gerencia de uma das filiaes do referido estabelecimento de crédito no Estado.

Trabalhos em fio de ouro americano

Em uma das vitrines da Livraria do Globo, acham-se expostos varios trabalhos feitos com fios de ouro americano, pelo artista Stockle, taes como anneis, alfinetes, broches, pulseiras, etc., com iniciaes ou nomes por extenso. Entre elles nota-se um grande quadro do general Roca, feito exclusivamente com fios de ouro, sobre fundo de velludo, que muito recommenda aquelle profissional. É o primeiro trabalho deste genero que se faz aqui. Todos os objectos são executados em poucos minutos, á vista do cliente.

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha: um rosario, encontrado á rua Duque de Caxias; uma bolsa, encontrada pelo sr. Mario Duarte, à rua dos Andradas.

TELEGRAMMAS

Inauguração de uma herma

Cruz Alta, 26 - Realizou-se hontem, com grande concorrencia, a cerimonia da inauguração da herma que perpetuará a memoria do humanitario medico dr. Franklin Verissimo e erigida na praça General Firmino, tendo falado o orador official dr. João Raymundo da Silva Netto. A referida herma foi promptificada nas officinas da casa Aloys Friedrichs dessa capital.

Reabertura de sanatorio

Jaguary, 26 - O dr. Candia reabrirá, aqui, o sanatorio que pertenceu ao dr. Luiz Cardelli, fazendo installação de raios x.

Politica federalista

Bagé, 26 - Os federalistas que apoiam a candidatura do coronel Raphael Cabeda fundarão aqui um jornal, que deverá apparecer no proximo mez. Para dirigil-o, se encontra aqui, Ivo Roxo. A exposição agro-pecuaria

S. Gabriel, 26 - Foi encerrada, hoje, a primeira exposição agro-pecuaria aqui realizada. As vendas attingiram a cerca de 150:000$000. Á exposição concorreram muitos animaes finos deste e de outros municipios, bem como das Republicas Argentina e do Uruguay. As vendas prosseguirão amanhã. A concorrencia popular á exposição foi o acima da espectativa geral.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de outubro na história

1912 - Inauguração do bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
1945 - Nascimento de Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, ex-presidente do Brasil.
1951 - Primeira utilização da radioterapia num paciente através de uma bomba de cobalto.
1971 - A República Democrática do Congo é renomeada para Zaire.
2017 - Catalunha declara independência da Espanha


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895