Porto-alegrenses comemoram o Centenário da Independência do Brasil

Porto-alegrenses comemoram o Centenário da Independência do Brasil

Correio do Povo do dia 13 de setembro de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Comemoração do Centenário da Independência em Porto Alegre.

publicidade

As commemorações do Centenario na capital 

As festas realisadas nesta capital em commemoração do centenario da nossa independencia, despertaram o mais franco enthusiasmo. O 59º concerto do Club Haydn realisado no vasto salão da sociedade Turner bund, em commemoração ao primeiro centenario da independencia do Brasil, foi um dos melhores que esta aggremiação tem offerecido aos seus associados e aos amantes da boa musica. Realisou-se também nesta capital um festival em commemoração do centenario da independencia do Brasil, organisado pelo comitê polonez, composto de representantes de todas as organisações locaes polacas. O Club do Commercio offereceu um grande banquete aos seus amigos e sócios. 

DIVERSAS

Construcção de quarteis - O ministro da Guerra autorisou o dr. F. Silva Telles, director-secretario da Companhia Constructora de Santos, a utilisar-se dos apparelhos das esquadrilhas de aviação deste Estado, como meio rapido para viajar em serviço da fiscalisação das obras dos quarteis desmontaveis, que estão sendo construidos em diversos municipios da fronteira.

Estrada em mau estado - A estrada que liga esta capital á villa de Viamão, uma das mais transitadas por automoveis, carros, etc., está actualmente em tal estado de conservação que raro é o dia em que os vehiculos que por ali transitam, não soffram damnos, alguns delles de grande vulto. A parte mais movimentada que vae até o Passo do Sabão, está mal cuidada que se torna difficultoso o transito. A empresa de automoveis existente em Viamão e que mantem viagens regulares para esta capital, diariamente, tem os seus horarios alterados devido aos contratempos produzidos pela má conservação da estrada. Pessoas vindas daquella localidade pedem, por nosso intermedio, providencias a quem de direito. 

Novo quartel de Pelotas - O ministro da Guerra dr. Pandiá Calogeras, acaba de telegraphar ao intendente de Pelotas, dr. Pedro Luis Osorio, declarando haver approvado a escolha do terreno á avenida 20 de Setembro. 

TELEGRAMMAS

Attentado contra um monumento commemorativo da independencia

Tupaceretan, 9 - A commissão de festejos do centenario mandou levantar na praça Coronel Lima um artistico monumento de marmore, commemorativo do centenario da independencia, com a inscripção “A” Patria Brasileira. o povo de Tupaceretan - 1822 - 1922” e outra de inauguração da praça. No alto do monumento deverá ser collocado uma estatueta symbolizando a liberdade. Na manhã de 5, mãos criminosas derrubaram esse monumento, estragando-o no pedestal e quebrando uma das inscripções. A população em peso, indignada, pediu á commissão envidar todos os sacrificios para a descoberta dos autores do miseravel attentado. 

Homenagem a Pinheiro Machado

Rio, 11 - A pedido do leader da bancada rio-grandense, a Camara approvou, unanimemente, um voto de profunda saudade pelo desapparecimento de Pinheiro Machado, cujo 7º anniversario de sua morte passou a 8 do corrente. O senador gaúcho foi assassinado no Rio de Janeiro. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de setembro na história

1932 - Prisão do ex-presidente Artur Bernardes.
1945 - Judeus reivindicam criação do Estado de Israel.
1963 - Jango nomeia o Marechal Castelo Branco para a chefia do Estado-Maior do Exército.
1966 - É criado o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 
1993 - Morre o presidente da ABL, escritor Austregésilo de Athayde.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895