“Eram quase 3 horas da madrugada. Já estávamos guardando a caneta e a tesoura — elementos indispensáveis para a confecção de qualquer jornal — quando a nossa atenção foi despertada pelo estampido de 6 tiros sucessivos, seguidos do apito de socorro da polícia. Saímos a averiguar. Tratava-se de um incêndio que irrompera na Alfaiataria Santos Dumont, situada no prédio n. 201 da rua dos Andradas, quase à esquina da rua General João Manoel, e de propriedade dos srs. Lo Prete & Belan. Os tiros haviam sido disparados para o ar com o fito de chamar a atenção da polícia pelo sr. Sebastião Borges de Leão, que na ocasião passava pelo local e que foi o primeiro a pressentir o fogo. Enquanto isso, o sr. Alcides Vizeu Garola, que transitava pelo local, avisava o Corpo de Bombeiros pelo telefone, do Café Cruz de Malta, do qual é sócio. Os bombeiros, com a presteza de sempre, compareceram ao local, onde já encontraram aberta a porta da alfaiataria, que havia sido arrombada por aqueles dois cavalheiros. Estes declararam que, ao arrombarem a porta do estabelecimento, viram que o fogo lavrava no assoalho da casa, correndo por sobre um líquido, que, pelo cheiro, lhes pareceu ser aguarrás. A 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros, comandada pelo capitão Pozzo Bravo, iniciando logo, com vigor, o combate ao fogo conseguiu dentro em breve dominá-lo antes que ele se comunicasse com a parte de cima, onde reside o sr. Apolônio Ribeiro, pagador da Delegacia Fiscal, ora em veraneio no interior do Estado com sua família. Extinto o fogo, o capitão Pozzo Bravo, em companhia dos majores Mário Galvão e Amaro Villa Nova e dos representantes da imprensa que ali se achavam, penetrou no interior da alfaiataria, onde encontrou uma pequena lata, da qual se exalava pronunciado cheiro de álcool. O prédio é de propriedade do sr. Mariano José do Canto e estava segurado na Companhia União de Seguros Porto-Alegrense por 80:000$000. Os móveis e as existências da casa, ao que parece, estavam também no seguro, ignorando-se porém o quantum e em que companhia. Disse-nos também pessoa bem informada que a existência de álcool e de aguarrás no local se explica pelo fato de estar sendo pintada a casa sinistrada.”
_
Avenida Júlio de Castilhos
“A Intendência Municipal trata de abrir a avenida Júlio de Castilhos, que, partindo da antiga Doca, irá até a estação da Viação Férrea. A sua execução dependerá de um acordo com os proprietários de prédios e terrenos da rua Voluntários da Pátria que serão atingidos pela projetada avenida. Agora, o intendente conseguiu um acordo por arbitramento amigável para a avaliação das duas primeiras quadras a partir da rua Marechal Floriano, estando pendente um pequeno trecho. Outra dificuldade surgida dizia respeito à obediência às leis federais. O presidente do Estado, dirigindo-se ao Ministério da Fazenda, removeu esse embaraço, conforme telegrama ontem recebido. Dentro de poucos dias, a Intendência iniciará a abertura da avenida Júlio de Castilhos, que terá uma largura de 30 metros.
. . . . . . . . . . . . . . .
Primeiras edições
Da edição de 7 de fevereiro de 1896, sexta-feira, n. 32
Desvantagem
“O marechal [espanhol] Martinez Campos declarou ser urgente a cessação da guerra de Cuba, devendo o governo espanhol empregar para isso todos os meios ao seu alcance, indo até mesmo à concessão da autonomia daquela ilha. Acrescenta esse general que aquela colônia está completamente exausta, devido aos horrores da guerra civil.”
_
“Pelas ruas de Madri tem sido afixados cartazes injuriosos contra Martinez Campos, que é acusado de haver contribuído, por falta de energia, para o desenvolvimento do partido revolucionário cubano.”
[A Guerra de Independência Cubana durou de 1895 a 1898 e terminou com a liberação da antiga colônia]
. . . . . . . . . . . . . . .
O dia 7 de fevereiro na história
1478 Nasce em Londres o advogado, juiz, filósofo e estadista inglês Thomas More, autor de “Utopia”.
1497 Seguidores de Girolamo Savonarola queimam cosméticos, objetos de arte e livros em Florença “Fogueira das Vaidades”.
1756 O líder guarani Sepé Tiaraju é morto na região de São Gabriel por tropas espanholas e portuguesas durante a Guerra Guaranítica.
1812 Nasce em Portsmouth o escritor, jornalista e crítico social inglês Charles Dickens, autor de “Oliver Twist”, “Um Conto de Duas Cidades”, entre outros.
1898 O escritor francês Émila Zola é processado pela carta aberta acusando o governo de antissemitismo no Caso Dreyfus.
1900 O imigrante chinês Wong Chut King é o primeiro a manifestar sintomas durante a epidemia de peste bubônica de San Francisco de 1900-1904.
1932 Nasce em New Jersey o escritor e jornalista Gay Talese, pioneiro do Novo Jornalismo na década de 1960.
1940 Estreia em Nova Iorque a animação “Pinóquio”, de Walt Disney.
1946 Nasce em Buenos Aires o cineasta argentino-brasileiro Héctor Babenco, diretor de “Pixote” e “Carandiru”.
1951 Mais de 700 suspeitos de serem simpatizantes comunistas são assassinados pelas forças sul-coreanas durante a Guerra da Coreia.
1964 Os Beatles desembarcam em Nova Iorque para a sua primeira turnê americana.
1974 Granada obtém a independência da Grã-Bretanha.
1979 Morre em Bertioga, na Baixada Santista, o médico e oficial nazista Josef Mengele, o “Anjo da Morte”, responsável por experimentos em detentos de Auschwitz.
1986 O ditador Jean-Claude Duvalier, conhecido como “Baby Doc”, é destituído do posto de presidente do Haiti por um levante popular e foge do país com ajuda americana.
1991 O primeiro presidente haitiano eleito democraticamente, Jean-Bertrand Aristide, toma posse.
1992 O Tratado de Maastricht é assinado, criando oficialmente a União Europeia.
2009 Incêndios florestais no estado australiano de Victoria deixam 173 mortos.
2012 O presidente das Maldivas, Mohamed Nasheed, se demite do cargo após 23 dias de protestos populares.
2013 O Mississippi certifica a 13ª Emenda, se tornado o último estado americano a aprovar a abolição da escravatura.
2014 Cientistas anunciam que as Pegadas de Happisbourgh, na Inglaterra, datam de 800 mil anos atrás, as pegadas de hominídeo mais antigas fora da África.
2017 Morre o historiador, filósofo, sociólogo e crítico literário franco-búlgaro Tzvetan Todorov.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios.
