Preparativos para a chegada de Flores da Cunha em Pelotas

Preparativos para a chegada de Flores da Cunha em Pelotas

Correio do Povo do dia 29 de dezembro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Flores da Cunha (c) foi recebido com festiva recepção em Pelotas

publicidade

Politica rio-grandense - É esperado em Pelotas o dr. Flores da Cunha

A viagem do dr. Flores da Cunha a Pelotas

Pelotas, 28 - Está sendo esperado aqui domingo proximo o dr. José Antonio Flores da Cunha. O situacionismo prepara-lhe festiva recepção. Foram nomeadas numerosas commissões, das quaes fazem parte membros do partido republicano local, de outras localidades e dos districtos ruraes. Destes e de localidades proxima virão trens conduzindo pessoas que se associarão as manifestações. Diversos rebocadores irão á entrada da lagoa dos Patos, afim de comboiar o “Itapura”, em que viajará o dr. Flores da Cunha. Após a chegada, ser-lhe-á offerecido um pic-nic na Villa Córa.

DIVERSAS

Anniversario da Santa Casa - No dia 1º de janeiro a Santa Casa commemora mais um anniversario da fundação do seu hospital. Nesse dia, haverá varias commemorações, realisando-se, ás 8 horas, uma sessão solemne da mesa administrativa, sessão na qual será lido o relatorio do anno que finda e apresentado pelo provedor, coronel Antenor Amorim. Em seguida, a mesa, incorporada, assistira á missa que ás 9 horas, será celebrada na capella do Senhor dos Passos, devendo, ao Evangelho, pregar o sermão frei Pacifico. O edificio do hospital estará franqueado ao publico.

Explosão numa pedreira - Hontem, ás 17 horas, numa pedreira situada na rua Benjamin Constant e de propriedade do sr. Chain Salçi, houve uma explosão, da qual resultou sairem feridas varias pessoas. Entre estas, estão o capataz da pedreira.

Fornecimento de pão á Santa Casa – Hoje, ás 14 horas, na secretaria da Santa Casa, serão recebidas propostas para fornecimento, no semestre de janeiro a junho proximos, de pão de trigo, de 110 a 330 grammas. Esse artigo deverá ser de primeira qualidade e entregue no estabelecimento a custa do contractante.

Objectos perdidos - Está depositada, em nosso escriptorio, uma bolsa para nickeis, encontrada pelo sr. Wilmar Albert.

TELEGRAMMAS

Fabrica de cerveja em liquidação

Estrella, 29 - Realisou-se hontem, mais uma assembléa dos accionistas da fabrica de cerveja Estrellense, cuja firma gyra sob a razão social de Kurts, Dexheimer e Cia., e actualmente em liquidação. A unica proposta apresentada foi a do sr. Luiz Munich, que se propoz a comprar as acções offerecendo 15% pelas mesmas . Essa proposta não foi aceita, sendo então, eleita uma commissão de liquidação. Essa commissão vae se esforçar para interessar os capitalistas de Porto Alegre e Pelotas na acquisição da fabrica, cujo producto e material são de primeira ordem. A fabrica se acha funccionando em plena actividade.

A ponte do Estreito

Florianopolis, 28 - Proseguem com actividade as obras da ponte que ligará esta capital ao continente. Estão quasi concluidos os alterosos pilares do lado do Estreito e muito adeantados os do lado da ilha. Continuam chegando vapores conduzindo material de Nova York. A firma Byngton é a constructora da ponte.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de dezembro na história

  • 1903 - Nasce o pintor Cândido Portinari.
  • 1913 - Rebeldes repelem ataque do Exército contra reduto de Taquaruçu, durante a Guerra do Contestado.
  • 1979 - A URSS invade o Afeganistão.
  • 1989 - O intelectual Vaclav Ravel chega á presidência da Hungria.
  • 1990 - Morre o músico e radialista Paulo Tapajós.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895