Preparativos para a eleição no Rio Grande do Sul

Preparativos para a eleição no Rio Grande do Sul

Correio do Povo do dia 2 de fevereiro de 1924, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Título de Eleitor Vigente.

publicidade

Politica rio-grandense - Proseguem os preparativos da campanha eleitoral

S. Jeronymo, 1 - Durante o mez de janeiro foram incluidos aqui no alistamento eleitoral federal dez eleitores opposicionistas e sete situacionistas. O juiz negou inclusão a sete opposicionistas, declarando que os documentos por elles apresentados não estavam de accôdo com a lei. O advogado Miguel Rosa requereu por certidão os documentos e razões desses despachos afim de recorrer para a junta de recursoss dahi.

Garibaldi, 1 - Proseguem com animação os trabalhos para as proximas eleições. Ambas as facções desenvolvem grande actividade.

Santa Maria, 1 - Continua intenso o trabalho de propaganda para o alistamento eleitoral por parte de ambas as facções que vão se enfrentar nas urnas em maio proximo.

DIVERSAS

Os desfalques na Alfandega - O sr. Leoncio Maya, funccionario da Alfandega e incumbido pela inspectoria dessa repartição de proceder a exame na sua escripta, verificou hontem o desvio de mais de 45 contos de réis, alem da importancia já publicada e que ja se sabe a mais de 160 contos de réis. Essa importancia que certamente será muito augmentada com a continuação das pesquizas, foi desviada do imposto sobre a renda. Attendendo ao apppello da Inspectoria da Alfandega, consoante noticia e detalhes que publicamos, muitas foram as firmas commerciaes que ali compareceram hontem, dando as informações que lhes foram solicitadas. A mesma inspectoria espera que o commercio continue a attender tal solicitação afim de lhe facilitar a elucidação dos desvios. O sr. Fidelcino Coelho, inspector da referida repartição aduaneira, está empenhado em conseguir, o mais breve possivel, a solução de taes irregularidades.

A peste bubonica - Regressou a esta capital o sr. Bolivar Augusto do Nascimento, empregado da Directoria de Hygiene deste Estado, e que fôra a Santa Maria, ali procedendo a desinfecção em diversas casas, onde occoreram casos de peste bubonica, e em outras onde appareceram ratos mortos. Até ante-hontem nenhum caso novo havia sido verificado.

TELEGRAMMAS

Inauguração de trapiche

S. João do Camaquam, 1 - Os srs. Oscar Matzembacher e Cia., agentes da companhia ‘de navegação Wilson Sons e Cia. Limited, distribuiram convites para a a inauguração do seu trapiche no porto da Barra, a realisar-se amanhã. Aos convidados será servido um churrasco.

A solução da questão de Fiume

Roma, 1 - O sr. Benito Mussolini recebeu a visita do sr. Host Venturi, chefe fascista em Fiume, que veio com o fito especial de apresentar uma enthusiatica saudação por parte dos que combateram pela annexação de Fiume á Italia. O sr. Mussolini agradeceu profundamente sensibilisado a homenagem que lhe era prestada e disse que approvava o projecto apresentado pelo sr. Host Venturini, da erecção de um monumento em Fiume, em honra dos que morreram pela sua patriotica causa.

A jornada de oito horas de trabalho na Belgica

Bruxelas, 1º - O ministro do Trabalho da Belgica apresentou á Camara um projecto modificando a lei que limita o trabalho de oito horas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de fevereiro na história

  • 1921 - Tratado de Versalhes provoca protestos na Alemanha.
  • 1946 - Instalação da Assembleia Constituinte.
  • 1958 - Time de futebol do Manchester United morre em acidente aéreo.
  • 1992 - Morre o cineasta Mario Peixoto.
  • 1996 - Morre o dançarino e ator Gene Kelly.
  • 2001 - Brasil proíbe varias formas de trabalho infantil.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895