Presidente da República Epitácio Pessoa retorna ao Rio de Janeiro

Presidente da República Epitácio Pessoa retorna ao Rio de Janeiro

Correio do Povo do dia 2 de maio de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Populares na chegada do presidente da República Epitácio Pessoa ao RJ.

publicidade

A chegada do Presidente da Republica ao Rio de Janeiro

Rio, 29 - O trem especial que trouxe o presidente da Republica a esta capital, de regresso de Petropolis, parou na estação da Raiz do Alto da Serra. Ahi se achava numeroso grupo de manifestantes, que se approximou do carro em que viajava o sr. Epitacio Pessoa. Descendo á plataforma, o sr. Epitacio foi saudado pelos manifestantes. S ex. respondeu, agradecendo. Ás 16 horas e 40 minutos, o trem especial chegou á Praia Formosa, acolhido entre acclamações e palmas. Ali se achavam o mundo official, as commissões, delegações dos Estados e grande massa popular. Emquanto a força estendida na plataforma apresentava continencias e era executado o hymno nacional, o presidente da Republica recebia os cumprimentos das altas autoridades das delegações. 

DIVERSAS

O raid aéreo Lisboa-Rio - Como noticiámos, sabbado ultimo, no consulado portuguez, houve uma reunião da colonia aqui domiciliada, na qual se tratou de homenagear os aviadores Saccadura Cabral e Gago Coutinho, quando chegarem ao Brasil. A commissão escolhida nessa reunião para se tratar desse assumpto pelo sr. dr. Bittencourt Ferreira, consul de Portugal e demais interessados. Os aviadores serão convidados a virem ao estado. 

Um novo caso de peste bubonica - Mais um outro caso de peste bubonica se registrou hontem na rua João Alfredo, onde ultimamente se tem propagado o mal levantino. Assim, hontem, foi chamado para attender a um doente ali residente no predio 430, o dr. Hermeto Tourinho, que ao examinal-o constatou logo que se achava atacado de peste bubonica. Deste caso deu aquelle clinico sciencia á Directoria de Hygiene, em cuja repartição, o exame bacteriologico do sangue do enfermo feito pelo dr. Pereira Filho confirmou o diagnostico do medico assistente. O predio onde reside o enfermo foi desinfectado por empregados do Desinfectorio da Hygiene e ficou isolado. Quanto ao doente da rua do Carmo n. 6 ia passando regularmente hontem e, pelo exame feito pelo dr. Pereira Filho, constatou-se que se acha atacado de peste, porém a doença é de caracter benigno. 

TELEGRAMMAS

O raid aereo Lisboa-Rio

Chegará aos rochedos de São Pedro, no dia 5, o “Bagé” conduzindo o novo hydro-avião

Rio, 1 - A Camara de Commercio e Industria do Rio de Janeiro, na sua sessão de hontem, resolveu dirigir aos aviadores portuguezes Sacadura Cabral e Gago Coutinho o seguinte radiograma: “Reunida pela primeira vez após a chegada de vv. exs. aos rochedos de S. Paulo, a Camara Portugueza approvou um voto de grande admiração. Orgulha-se por vez a audaz travessia realizada pelos ares e resurgirem os inclytos feitos dos nossos ancestraes descobridores, sauda e abraça, em nome dos seus socios, os heroes que tanto orgulham Portugal”.

Rio, 29 - O ministro das Relações Exteriores recebeu telegrammas da nossa embaixada em Lisboa, dizendo que o offerecimento feito pelo Lloyd Brasileiro para transportar até os rochedos de S. Pedro e S. Paulo o novo hydro-avião foi aceito pelo governo portuguez e mereceu calorosos applausos. O apparelho seguiu no vapor Bagé, devendo chegar no dia 5 de maio. 

A grafia da época está  preservada nos textos acima


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895