Há um Século no CP

Prestação de socorros por grupo de mulheres em Pelotas e movimentação revolucionária em Santa Maria

Correio do Povo do dia 25 de abril de 1923, quarta-feira, noticiava:

Mulheres estavam organizando a Cruz Vermelha em várias regiões do RS
Mulheres estavam organizando a Cruz Vermelha em várias regiões do RS Foto : CP - Memória

Organisação de Cruz Vermelha 

Pelotas, 23 - Numeroso grupo de senhoras de destaque social tratam da organisação, urgente, aqui, da Cruz Vermelha, para prestar soccorros, indistinctamente, a todos que cairem no campo de lucta. 

O levante na fronteira do Estado 

Santa Maria, 24 - Hontem, aquem da estação do Rosario, um grupo de revolucionarios deteve um trem de passageiros, apprehendendo fardamentos, capotes e poças de equipamento, que iam num vagão de carga, e, destinados a Brigada Militar. Seguiram, hoje, com destino ao municipio de S. Gabriel afim de se reunirem a uma das forças revolucionarias, duzentos homens deste municipio, pretendendo fazer, na divisa daquelle municipio com o de Lavras, juncção com as forças de Caçapava que seguem com o mesmo destino. 

DIVERSAS 

Hospital de Caridade de Cachoeira - O relatorio do Hospital de Caridade de Cachoeira, apresentado pelo seu director, sr. Ernesto Barros, na sessão effectuada a 8 de abril do corrente. Este documento, trata detalhadamente do movimento daquelle hospital, que tão bons serviços presta á pobreza. Durante o anno findo abrigou 318 enfermos, sendo 213 homens e 105 mulheres; faleceram 34, sendo 20 homens e 14 mulheres. A pharmacia do Hospital aviou, este anno, 2.307 receitas, sendo 746 para os pobres hospitalisados. 1104 para a assistencia publica e 45, para os enfermos de primeira classe. Todos os medicos daquella cidade receitaram para o Hospital. Todos os melhoramentos necessarios ao hospital foram realisados de modo a tornal-o em condições de bem preencher os seus fins. 

Reclamação - Moradores da rua Venancio Ayres e da rua da Azenha, nas proximidades da primeira daquellas ruas, pedem-nos reclamemos a quem de direito, uma providencia no sentido de ser reparado o passeio daquella esquina, onde existe a obra de um projectado theatro e que está paralysada ha mais de anno. O passeio, naquelle trecho não está revestido do respectivo calçamento pelo que com as ultimas chuvas acha-se completamente alagado impossibilitando o transito por ali.

TELEGRAMMAS

As consequencias da occupação do Ruhr

Essen, 23 - Pela primeira vez, foi, hontem, içada aqui, com as cerimonias do estylo, a bandeira franceza. O quartel general francez explica que essa cerimonia tem a sua significação politica, pois visava unicamente acabar com os commentarios da imprensa allemã em torno da occupação franceza, dizendo que os alliados e os associados contra ella se teriam manifestado. A França assume a inteira responsabilidade da occupação militar na região do Ruhr.

O conflicto entre polacos e lithuanos 

Riga, 23 - O Bureau de imprensa Lithuana informa que os polacos invadiram o territorio de Gubeve, sendo repellidos com baixas numerosas. A imprensa polaca, accusa as tropas lithuanas de terem atravessado a fronteira, 

A viagem de Gago Coutinho ao Brasil 

Lisboa, 23 - Toda a imprensa louva a resolução do almirante Gago Coutinho em ir ao Brasil fazer, nas principaes cidades, uma serie de conferencias sobre a travessia do Atlantico. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 25 de abril na história

1925 - Nasce a autora de novelas Janete Clair. 
1966 - Mao Tsé-Tung lança a Revolução Cultural. 
1974 - A Revolução dos Cravos põe fim à ditadura salazarista e a maioria dos exilados vem para o Brasil. 
1978 - A CNBB reivindica anistia aos presos políticos no Brasil.