Prisioneiros da Primeira Guerra detidos na Rússia retornam aos seus países

Prisioneiros da Primeira Guerra detidos na Rússia retornam aos seus países

Correio do Povo do dia 28 de abril de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Repatriação dos últimos prisioneiros da Primeira Guerra na Rússia.

publicidade

O problema russo - Ultimos prisioneiros de guerra estão sendo repatriados

Riga, 27 - Está em vesperas de terminar o serviço de repatriação dos prisioneiros de guerra, officiaes e soldados capturados pelos russos durante a guerra mundial. Alguns milhares de homens allemães, austriacos, hungaros e de outras nacionalidades, que haviam sido aprisionados pelos russos, contrairam casamento, não querem mais abandonar a Russia. Num dos ultimos grupos de repatriados hungaros, que passaram recentemente por aqui, encontrava-se o conde Valentine Szechegyl, que vinha acompanhado de sua esposa, joven senhora de nacionalidade russa, a princeza Maria Galitzin sendo eles recem-casados. Dentro em pouco os soldados estrangeiros estarão abandonando o territorio russo.

DIVERSAS

Telephones automaticos - A Companhia Telephonica Rio Grandense vae inaugurar, dentro de poucos dias, os apparelhos telephonicos automaticos. Esses apparelhos têm a vantagem de evitar-se ligações pelas respectivas operadoras, fazendo-as os proprios assignantes. No proximo sabbado, já será feita a inauguração dos primeiros vinte apparelhos, devendo esse numero ser augmentado no decorrer do mez de maio.

O contrabando de gado na fronteira - O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, acaba de dirigir um telegramma-circular aos intendentes dos municipios da fronteira, no intuito de auxiliar o serviço de repressão ao contrabando de gado de corte. Conforme investigação da delegacia fiscal, os gados uruguayos estavam sendo offerecidos no paiz por preços muito reduzidos, o que autorisava a supposição de que se estava praticando grande contrabando de gado. Os fiscais apreenderam no Rio Grande, uma tropa de gado contrabandeada, em principios de março, e recentemente foi feita outra apreensão em Livramento, tropa esta a cuja organisação em territorio uruguayo foi assistida na linha da fronteira de Bagé. Com a providencia agora determinada pelo governo do Estado, acha-se, como se vê, attendido esse aspecto, dando-se maior rigor á campanha repressora. 

TELEGRAMMAS

Empresa de deslisadores

Pelotas, 27 - A Empresa Rio Grandense de Deslisadores realizou hoje no rio S. Gonçalo a primeira experiencia com um desses apparelhos, obtendo satisfactorios resultados. Brevemente será feita a primeira viagem para essa capital, levando o deslizador membros da empresa e representantes das autoridades e da imprensa.

Apreensão de uma tropa 

Livramento, 27 - Foi appreendida uma tropa de 400 rezes vinda da fronteira de Bagé, com destino a xarqueada local. Foi o apreensor o guarda Aprigio Cunha. 

Portugal 

A repatriação dos restos mortaes do poeta brasileiro Manoel de Araujo Porto Alegre

Lisboa, 26 - Realiza-se, hoje, a cerimonia de trasladação dos restos mortaes do poeta brasileiro Manoel de Araujo Porto Alegre, barão de Santo Angelo, os quaes seguirão para o Brasil a bordo do paquete Bagé. A Academia Brasileira de Letras será representada pelo dr. Macedo Soares e Belfort Ramos, representará o governo brasileiro. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de abril na história

1928 - Fundação da Escola de Samba Mangueira.
1937 - Nasce o líder do Iraque Sadam Hussein.
1945 - Benito Mussolini é preso e enforcado pela guerrilha comunista, ao tentar fugir da Itália. 
1947 - Realização da primeira Assembleia Extraordinaria da ONU.
2001 - Morre o pintor Carlos Scliar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895