Proprietários da Fazenda Sarandy decidem desalojar os moradores do local

Proprietários da Fazenda Sarandy decidem desalojar os moradores do local

Correio do Povo do dia 4 de janeiro de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Pedido de despejo na Fazenda Sarandi provocou a reação dos ocupantes.

publicidade

Questão do Sarandy 

No anno de 1919, o dr. Antonio Bittencourt Azambuja propoz no fôro de Passo Fundo uma acção ordinaria contra o sr. Mailhos, Mouriño & Lapido, proprietarios da Fazenda do Sarandy, situada naquele municipio, para annular o titulo Torrens da fazenda. O pleito foi indeferido pelo Superior Tribunal. Na referida Fazenda do Sarandy, a qual compreende grande extensão de terras, ha elevado numero de moradores que ali se acham localisados ha muitos annos, e constituindo, approximadamente quinhentas familias. Os proprietarios decidiram desalojar os alludidos moradores; estes, porem, julgando-se com direito ás terras que occupam não se conformaram com a ordem de despejo e resolveram resistir contra ella até á mão armada.

DIVERSAS

Companhia Fiat - Chegou, hontem, a esta capital, tendo nos dado o prazer de sua visita, o dr. Edmundo Criscuoli, procurador geral no Brasil da conhecide em Turim, na Itália. A sua viagem aqui prende-se á reorganisação da agencia da referida companhia da fabrica de automoveis Fiat, com séde nesta capital. Com a remodelação por que passará, ficará ela apta para attender a qualquer encommenda que lhe fôr feita. O dr. Criscuoli que pela segunda vez vem ao Rio Grande do Sul, demorar-se-á aqui alguns dias. 

Escola de Musica - Seguirá, hoje, para o Rio Grande o maestro José Corsi, que vae ali assignar com a respectiva municipalidade contractos para a creação de uma escola de musica, sob o patrocinio do “Centro de Cultura Artística”, desta capital. Esta iniciativa foi ali recebida com o mais vivo enthusiasmo. Do Rio Grande, o maestro José Corsi seguirá, na mesma missão, para as cidades de S. Gabriel e Santana do Livramento. 

Faculdade de Medicina - Em sessão realisada domingo pela manhã, a congregação da Faculdade de Medicina empossou nos cargos de director e vice-director desse estabelecimento de ensino os drs. Sarmento Leite e Serapião Mariante. A este acto compareceram além de muitos professores e médicos, o dr. Ricardo Machado, fiscal do Conselho Superior de Ensino.

TELEGRAMMAS

Transporte de Gado 

Triumpho, 8 - Foi lançada á agua uma barca para o transporte de gados e de propriedade de Eloy Moraes. É ella movida por um motor de força de 20 cavallos e comporta uma lotação de 60 animaes, destinando-se a navegar para todos os portos circumvizinhos. 

A immigração em São Paulo

S. Paulo, 3 - Em trem especial seguiram hoje de manhã, para o interior do Estado, muitos immigrantes achando-se entre ellas mais de 300 vindos da Italia, em virtude do contracto feito nesse paiz pelo conselheiro Antonio Prado.

A regulamentação do jogo 

Todos os clubs de S. Paulo receberam ordem de fechar

S. Paulo, 3 - O secretario da Justiça e o delegado fiscal neste Estado, cumprindo a nova lei do jogo, mandaram fechar todos os clubs da capital. Consta que varios cassinos de Santos protestaram contra a nova lei, visto possuirem concessões definitivas durante o praso de 15 annos em virtude das quaes instalaram sociedades anonymas com grandes capitaes. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de janeiro na história

1918 - A independência da Finlândia é reconhecida por soviéticos.
1941 - A atriz alemã Marlene Dietrich naturaliza-se norte-americana.
1952 - Governo Vargas baixa decreto restringindo a remessa de lucros das empresas estrangeiras.
1966 - Lançamento do Jornal da Tarde, do Grupo Estado.
1988 - Morre, aos 43 anos, o cartunista Henfil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895