“Devido à queda de um raio, os grandes depósitos de munições em Dover [no estado americano de Nova Jérsei, no nordeste dos EUA], incendiaram-se. Ainda não se conhece o número de vítimas, que parece ser elevado. Os prejuízos são calculados em mais de cem milhões de dólares.”
“Uma faísca elétrica caiu hoje aqui [Dover] em um dos 40 depósitos de concreto onde está armazenada grande quantidade de explosivos pertencentes à Marinha de guerra americana, causando diversas explosões. Essas explosões devastaram parte da localidade. A cinco milhas de distância, ouviam-se os seus estrondosos estampidos. Numerosos marinheiros e fuzileiros navais ficaram feridos. Um morreu no hospital. Os sobreviventes acreditam que todo o pessoal do depósito naval é composto de 70 homens, entre oficiais e praças. Pode esse pessoal perecer, se continuarem as explosões que impedem o salvamento devido à impossibilidade de se aproximarem do local do desastre as turmas dos operários enviadas para prestarem os necessários auxílios.”
“Os prejuízos totais sofridos pelo Estado em consequência de uma explosão no depósito de munições são calculados em 100 milhões de dólares. A Marinha perdeu 87 milhões, o Arsenal do Exército dois e meio milhões e a cidade de Dover cerca de 12 milhões. As autoridades resolveram não iniciar a procura das vítimas antes de se passarem 24 horas.”
“Continua a ser verdadeiramente impossível determinar com exatidão os prejuízos causados pelas explosões nos arsenais de munições. É crença que as explosões se comunicaram aos armazéns do arsenal do exército de Picatinny, avaliado em 40 milhões de dólares, que fica situado a uma e meia milha do depósito da Marinha, que parece também ter sido destruído. É este último arsenal o maior do país e está avaliado em 87 milhões de dólares.”
_
Voto feminino
“Já entrou em vigor na Itália a lei que concede o voto às mulheres em matéria administrativa. Os registros eleitorais ficaram abertos por grande espaço de tempo. As inscrições foram inferiores à previsão. Em geral, as mulheres italianas mostraram uma profunda indiferença pelo direito do voto, pedido pelas associações feministas. Com efeito, sendo o número de alistáveis, de acordo com a lei, superior a 3 milhões, só 200 mil mulheres se inscreveram.”
_
Conferência grafológica
“Ontem, na sala de projeções da Faculdade de Medicina, o professor Emin Said realizou a sua anunciada conferência perante grande número de médicos, advogados e acadêmicos em geral, subordinada ao tema ‘A grafologia científica nos demonstra que a escrita é o reflexo do caráter e do espírito do homem’. Começou o conferencista dizendo que a grafologia estuda as interpretações através do espírito e que o traçado das letras contém dados constantes da personalidade, identificando-se por ela a sinceridade dos dados afetivos dos que as grafam. Cada signo, acrescentou, assinala um ato especial de nossa vida interna, determinando os valores predominantes de nossas inclinações, através das ideias, dos juízos e dos raciocínios. Declarou ainda que cada letra era um sinal de identificação mental; cada palavra, um instante dos movimentos do cérebro e cada frase a projeção da vida superior. Nada, porém, é mais difícil que reconhecer-se uma pessoa pelo seu modo de escrever, não sendo possível fixar-se a identificação individual com o traçado das letras. Em compensação, disse o conferencista, é fácil determinar um temperamento, um caráter, uma vontade, uma inclinação passional e o estado de saúde. Depois de outras longas considerações, analisou a alta utilidade que presta a grafologia, considerada do ponto de vista social e educativo ou comercial e sobretudo nas suas relações com a criminologia e psiquiatria. O professor Emin Said foi muito aplaudido ao terminar a sua conferência.”
_
Opiniões sobre imigração
“A Sociedade Nacional de Agricultura abriu um inquérito há tempos sobre a imigração, enviando um questionário às Associações Comerciais Rurais do País, aos presidentes e governadores de Estados e outras corporações, assim como a pessoas entendidas na matéria. Acaba de ser o inquérito concluído, reunindo-se num volume de 488 páginas. Das conclusões dos 166 que responderam aos quesitos, cinco são contrários a qualquer imigração e 161 são favoráveis à imigração, porque consideram-na útil ou necessária ou com ambas as qualidades. Dos cinco adversários da imigração, três são de Minas Gerais e dois da Bahia. Com relação à imigração amarela [termo usual à época, referente às pessoas naturais de países do Extremo Oriente], o inquérito oferece cifras curiosas. Dos 161 que responderam aos quesitos e são favoráveis à imigração, declararam-se pela imigração amarela setenta e cinco e contra, setenta e nove; sem opinião, sete. Com relação à raça negra, manifestaram-se favoráveis à imigração trinta, contrários 124, em dúvida um e não emitiram opinião seis.”
_
O dia 13 de julho na história
- 1793 O jornalista revolucionário e líder jacobino Jean-Paul Marat é assassinado na banheira pela girondina Charlotte Corday durante a Revolução Francesa.
- 1878 O Tratado de Berlim é assinado após a derrota otomana na Guerra Russo-Turca: Sérvia, Montenegro e Romênia se tornam completamente independentes do Império Otomano.
- 1894 Nasce em Odessa o escritor, jornalista, dramaturgo e tradutor russo Isaac Babel.
- 1930 Começa no Uruguai a primeira Copa do Mundo de futebol: a França vence o México por 4 a 1 em Montevidéu.
- 1954 Morre na Cidade do México a artista mexicana Frida Kahlo.
- 1973 A banda britânica Queen lança seu álbum de estreia autointitulado.
- 1977 A Somália declara guerra à Etiópia, iniciando a Guerra de Ogaden.
- 1977 Blackout de 24 horas provoca protestos, incêndios e saques generalizados em Nova Iorque.
- 1985 O show beneficiente Live Aid acontece simultaneamente em Londres e na Filadélfia com o objetivo de arrecadar fundos para o combate à fome na Etiópia.
- 1990 43 montanhistas morrem no Pico Lênin, entre o Tajiquistão e o Quirguistão, após terremoto desencadear avalanche.
- 2014 A Alemanha derrota a Argentina por 1 a 0 no Maracanã e conquista sua quarta Copa do Mundo.
- 2024 O ex-presidente americano e candidato Donald Trump é ferido em tentativa de assassinato durante comício em Butler, Pensilvânia.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
