Ratificado acordo de paz no Rio Grande do Sul

Ratificado acordo de paz no Rio Grande do Sul

Correio do Povo do dia 18 de dezembro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O presidente Arthur Bernardes comemorou a paz no Rio Grande do Sul, e decretou feriado nacional.

publicidade

Politica rio-grandense - O governo da Republica e a celebração da Paz

Rio, 17 - O presidente da Republica, logo que recebeu o telegramma annunciando haver o dr. Borges de Medeiros ratificado o accôrdo para a paz nesse Estado, assignalou esse acontecimento com algumas determinações. Foi assim que fez communicar immediatamente o facto a todos os governadores e presidentes de Estados, regosijando-se com o povo brasileiro pela pacificação da familia rio-grandense. Tambem ordenou que fosse ponto facultativo em todas as repartições federaes.

Rio, 17 - Ao deputado Antunes Maciel, o presidente da República e o ministro da Guerra dirigiram telegrammas congratulando-se pela terminação da luta no Rio Grande do Sul, para cujo resultado tanto contribuiu nestes ultimos tempos.

DIVERSAS

Escola de mestres de linha - De Jacuhy foi removido para Canoas e nomeado instructor da Escola de mestres de linha e feitores que funcciona naquella estação, o antigo mestre de linha, Antonio Paiva. O Departamento da Via Permanente da Viação Ferrea, creou uma escola em Canoas, onde, alem do ensino elementar, se preparam praticamente os futuros feitores e mestres de linha necessarios ao serviço daquelle Departamento.

Objectos perdidos - Depositaram, no escriptorio desta folha: uma fina carteira, encontrada pelo sr. Alvaro Soares Duarte á rua Uruguay; um sapatinho de creança, encontrado pelo sr. Arthur Della Pozza, na estrada do Mato Grosso. Entregamos uma bengala ao sr. Lourenço Russomano, residente em Pelotas.

Collegio São Luiz - Ante-hontem realizou-se a festa de encerramento do primeiro ano lectivo do Collegio S. Luiz, festa á qual compareceram muitas familias e cavalheiros. Terminada a entrega dos diplomas foram apresentados varios dramas em que tomou parte o melhor elemento de cada curso.

Exposição do Centenario - Realisou-se, domingo, na séde da colonia Villa Nova, a distribuição dos premios conferidos pelo Jury da Exposição do Centenario aos fructicultores ali residentes, que concorreram a esse certamen.

TELEGRAMMAS

O adiamento das proximas eleições federaes no Rio Grande do Sul

Rio, 15 - São seguintes as emendas offerecidas pelo senador Bueno de Paiva ao projecto da reforma eleitoral e que se relaciona com a situação do Rio Grande do Sul: “Art. - Fica o governo autorizado a adiar para 3 de maio do anno proximo, ou para data que for mais conveniente, as eleições para o Congresso Nacional no Estado do Rio Grande do Sul. 1º: Nessa caso o prazo do inicio da apuração fica reduzido a 15 dias e a 10 o prazo para o seu encerramento; 2º o governo expedirá as instrucções e determinará as providencias que forem consequencia desse adiamento. Ao artigo 14 accrescente-se: Cabendo-lhes tambem as attribuições destes na organisação das mesas nos termos annexos a comarcas cujas sédes façam parte de districtos eleitoraes diversos. Onde se diz “juizes municipaes ou outros juizes preparadores togados”. Emenda do senador mineiro Bueno de Paiva, autoriza o governo federal a adiar as eleições federaes no Rio Grande.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de dezembro na história

  • 1918 - Morre o poeta Olavo Bilac.
  • 1944 - Lançamento do jornal Le Monde, dirigido por Hubert Méry.
  • 1947 - Nasce o diretor de cinema Steven Spielberg.
  • 1960 - Criação da Universidade Federal Fluminense.
  • 1971 - Reforma ortográfica derruba os acentos diferenciais.
  • 1987 - Pesca da baleia é proibida no Brasil.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895