Reaparecimento de navios mercantes alemães

Reaparecimento de navios mercantes alemães

Correio do Povo do dia 27 de março de 1924, quinta-feira, noticiava:

Correio do Povo

Em 1924, os navios mercantes alemães reapareceram em todos os mare

publicidade

O esforço maritimo allemão em 1923

O reaparecimento de navios mercantes allemães em todos os mares do globo, facto com que o Reich mostra firmemente resolvido a reconquistar a sua preponderancia anterior á guerra de 1914 fez consideraveis — progressos em 1923. Gradualmente, a reorganisação da vasta séde das suas linhas regulares prossegue, a despeito de enormes difficuldades. Pode-se dizer que o peor está feito, pois todos os sectores já estão servidos, funccionando, e com a circumstancia da collaboração estrangeira entrar em pequena linha na conta. Desde 1921, o recomeço da actividade allemã sob o respectivo pavilhão iniciou-se pela Africa, para a America do Sul e o Mexico, e os Estados Unidos.

DIVERSAS

Exportação de produtos rio-grandenses — O vapor “Itatinga” levou, entre outros, os seguintes productos, para varios portos do norte da Republica: 1.690 sacos de arroz, 1.275 caixas de banha, 465 de farinha de mandioca, 1.790 sacos de feijão, 257 quintos de vinho e 224 fardos de xarque.

— Na chata “T-4” foram embarcados, em transito para os portos do norte da Republica, 3.247 sacos de feijão e 8.700 sacos de farinha de mandioca.

— No vapor “Taquaray”, zarpado ante-hontem, foram embarcados para varios portos , entre outras, as seguintes mercadorias: 1.400 fardos de alfafa, 1.340 sacos de arroz, 450 caixas de banha, 12.684 sacos de farinha de mandioca, 3.737 sacos de feijão e 238 quintos de vinho.

E’cos de um conflicto — Pela 2ª delegacia de policia foram mandados apresentar ao juiz do crime, juntamente com o relatorio das diligencias policiaes, Milete Brum e Thiago Martins, autores dos ferimentos praticados sabbado ultimo em Isaac Cabral, o qual, em consequencia dos mesmos, veiu a fallecer, hontem, na Santa Casa, conforme noticiamos.

Immigrantes allemães — A bordo do vapor “Commandante Alcidio”, que veiu hontem do Rio de Janeiro e escalas, chegaram 64 immigrantes alemães, que se destinam á região colonial norte do Estado.

TELEGRAMMAS

Nacionais

Ministerio da Guerra — RIO, 26 — Foram nomeados os seguintes officiaes da arma de artilharia para a directoria do material bellico do Exercito: chefe da 2ª divisão o terente-coronel Samuel Silva Caldas, e adjuntos — major Alberto Cunha Pitta e primeiro-tenente Armando Pereira Andrade.

Em favor das victimas das inundações no Estado do Rio — S. PAULO, 26 — A subscripção em favor das victimas das inundações no Estado do Rio de Janeiro attingiu, até agora, a 88:346$100, já tendo remettida a importancia de 80:000$000.

A divida do Estado do Paraná — Pagamento de um coupon — CURITYBA, 26 — Por intermedio do Banco Francez e Italiano, o governo do Estado remetteu ao Banque Privé, de Paris, a importancia de dois milhões de francos para o pagamento do coupon da divida do Estado a vencer-se em abril.

Creação de um curso de chimica industrial — CURITYBA, 26 — A Faculdade de Engenharia, annexa á Universidade do Paraná, fundou um curso de chimica industrial. Está já aberta a matricula para esse curso, de três annos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de março na história

  • 1810 - Comercio ambulante é liberado por alvará.
  • 1867 - Tratado de Ayacucho: o Brasil reconhece a posse do Acre pela Bolívia.
  • 1924 - Nasce a cantora norte-americana Sarah Vaughan.
  • 1924 - Tenentismo: início de batalha em Catanduvas (PR), com derrota dos revoltosos.
  • 1939 - Término da Guerra Civil Espanhola.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895