Rebeldes em fuga para o Uruguai

Rebeldes em fuga para o Uruguai

A edição do dia 12 de dezembro de 1924, sexta-feira, noticiava

Juliano Bruni

Um grupo de rebeldes foi surpreendido próximo a Livramento e novamente sofreu pesadas baixas, com mais de 20 mortos e a apreensão pelos legalistas de grande quantidade de armamento, cavalos e provisões. A suposta presença de marinheiros entre os capturados demonstra a articulação da revolta no Rio Grande do Sul com outros focos de sedição no país

publicidade

“Recebemos ontem o seguinte comunicado oficial: ‘O general Eurico de Andrade Neves recebeu hoje de Livramento [...] o seguinte telegrama urgentíssimo: Tendo obtido confirmação, ontem, 10, que os rebeldes ocupavam a região de Galpões, levantei bivaque na fazenda de Saldanha a uma hora de hoje, orientando o Destacamento para essa região com objetivo de surpreendê-los ao romper do dia. ...] os estafetas que havia enviado Livramento às 22h de ontem voltaram informando que rebeldes atacavam essa cidade [...]. Mudei eixo, marcha destacamento para nascentes Ibirapuitan ...] Ao atingirem primeiros elementos [...] são rebeldes surpreendidos marcha para Galpões pela estrada fronteira. ...] O fogo durou intenso vinte minutos quando os rebeldes já ocupavam extensa frente perpendicular à fronteira. [...] Os rebeldes completamente desorientados com esses movimentos simultâneos são violentamente assaltados pela brilhante carga do 1º Corpo Auxiliar levando-os de roldão contra a fronteira. Entrementes rompe violenta fuzilaria do Uruguai onde numeroso grupo rebelde se ocultava atrás diversos acidentes terreno. O valoroso 1º Corpo Auxiliar manobrando para o sul continua a impetuosa carga para essa direção, obrigando os rebeldes a se internarem na república vizinha. Não foi possível levar a efeito a perseguição, interrompendo-se combate. Os rebeldes sofreram numerosas baixas, sendo mais de vinte o número de mortos. As tropas legais constataram dois mortos e três feridos. Foram efetuadas prisões. A presa de guerra consta de cerca de 300 cavalos [...], grande quantidade armas, [...] correspondência particular que revela presença marinheiros no combate. Dos prisioneiros um se diz marinheiro do couraçado São Paulo. [...] Tenente-coronel Esteves, comandante Destacamento.’”

O peso do pão

“Em vista das recentes medidas de fiscalização e de higiene tomadas em relação às padarias e ao respectivo pessoal, escrevem-nos para lembrar que tais providências também devem ser extensivas ao preço e ao peso do pão entregue a domicílio. Enquanto as padarias vendem ao balcão o quilo do pão a 1$000 e 1$100 réis, os distribuidores em carrocinhas chegam a vendê-lo de 1$600 até 1$800, pois, não havendo peso determinado para os pães distribuídos, o precioso alimento é cobrado arbitrariamente.

Relações com a Itália

“A propósito da campanha contrária à emigração para o Brasil, o primeiro-ministro italiano, sr. Mussolini, e o senador Antonio Azeredo trocaram telegramas muito cordiais em que o chefe do governo da Itália deixou estatuído, em justos termos, a posição do seu País, cada vez mais amigo do Brasil. [...]”

Geisel aos 17 anos

“Chegou aqui [Bento Gonçalves] o sr. Ernesto Geisel, que concluiu o curso do Colégio Militar daí [Porto Alegre] e que veio passar as férias em casa de seu progenitor, o capitão Augusto Geisel, escrivão do foro.”

O dia 12 de dezembro na história

  • 1821 Nasce em Rouen o escritor francês Gustave Flaubert, expoente do realismo literário.
  • 1863 Nasce na Noruega o pintor Edvard Munch, autor do célebre “O Grito”.
  • 1866 Explosão em mina de Yorkshire mata 361 mineiros no pior desastre do setor na Inglaterra.
  • 1897 Fundada a cidade de Belo Horizonte.
  • 1915 O general Yuan Shikai se declara Imperador da China, reinstalando a monarquia; esse regime irá durar apenas até a metade do ano seguinte.
  • 1915 Nasce em Nova Jérsei o cantor Francis Sinatra.
  • 1930 Nasce no Rio de Janeiro o comunicador e empresário Silvio Santos.
  • 1935 O programa de eugenia nazista Lebensborn, que procurou aumentar o nascimento de crianças “racialmente puras”, é criado por Heinrich Himmler.
  • 1946 Nasce em São Paulo o piloto bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi.
  • 1963 A República do Quênia declara independência da Grã-Bretanha.
  • 1969 Atentado de Piazza Fontana: uma bomba explode próxima ao Duomo de Milão, matando 17 pessoas e ferindo 88 e, atentado executado pelo grupo neo-fascista Ordine Nuovo.
  • 2012 A Coreia do Norte lança com sucesso seu primeiro satélite.
  • 2015 Concluída a redação do tratado dos Acordos de Paris referente às mudanças climáticas.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895