Reconstrução das áreas devastadas na França

Reconstrução das áreas devastadas na França

Correio do Povo do dia 7 de julho de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

A reconstrução da França devastada pela I Guerra seguiu em ritmo rápido

publicidade

A situação européa - A reconstrucção das regiões devastadas da França 

Paris, 6 - Na sessão de hontem da Camara dos Deputados, o sr. Reibel expoz o estado em que se acha a reconstituição das regiões libertadas, declarando que, dos 3 milhões e 306 mil hectares de terras devastadas, já estão sendo cultivados 3 milhões e 150 mil. Dos 741 mil immoveis destruidos durante a guerra, já se acham reconstruidos 590 mil. Para se attingir a população de 4 milhões e 900 mil habitantes, que as alludidas regiões tinham antes da guerra, faltam apenas 400 mil pessoas. Os impostos ali renderam, em 1919, 620 milhões de francos, em 1920 um milhão e 250 milhões em 1921 um billião e 640 milhões e em 1923, um billião e 900 mil. O rendimento do primeiro trimestre do corrente anno, conclui o orador, faz prever que o rendimento annual se elevará a tres billiões.

DIVERSAS 

Preço das passagens para a Europa - 
A Companhia de Navegazione Generale Italiana, communicou ao seu representante, nesta capital, que acaba de fazer grande abatimento nos preços de passagens de seus navios, que partem do Rio de Janeiro e de Santos, para Barecelona e Genova. Os novos preços minimos vigorarão de 1º de julho a 28 de fevereiro de 1924. As passagens para crianças menores de 2 annos serão gratis - uma para cada familia; de 2 até 6 annos, não concluidos, pagarão 1/4 de passagem; de 6 até 12 annos não concluidos, pagarão 1/2 passagem; de 12 annos para cima pagarão passagem inteira. 

Instituto Parobé - No dia 1º do corrente mez transcorreu o 17º anniversario da fundação do Instituto Parobé, que foi commemorado na tarde de sabbado com uma festa interna. Estiveram presentes á festa alumnos e professores do instituto e directores de diversas secções da Escola de Engenharia. Findo o programma, que foi desempenhado a contento geral, usou da palavra o dr. Egydio Hervé, que representava o dr. vice-presidente da escola de Engenharia. Após a conclusão do evento, houve distribuição de doces aos alumnos. No dia 1º deste mez uma commissão de alumnos do Instituto foi depositar um ramalhete de flôres naturaes no tumulo do fundador do Instituto dr. Parobé. 

TELEGRAMMAS

A luta contra as molestias 

sociaes no Brasil 

Uma conferencia do

dr. Eduardo Rabello, em Paris

Paris, 6 - O médico brasileiro, dr. Eduardo Rabello, que se encontra, nesta capital, como membro da representação brasileira nas festas centenarias de Pasteur, realizou, hoje, no ampitheatro da Faculdade de Medicina, desta capital, uma conferencia sobre o thema: A luta, no Brasil, contra as molestias sociaes. O conferencista foi apresentado á assistencia pelo professor Doyen Roger, o qual depois de apreciar a personalidade do sr. Eduardo Rabello, exaltou os progressos conseguidos pela sciencia medica no Brasil. O dr. Rabello terminou a sua conferencia com uma homenagem á sciencia franceza, por elle considerada como o expoente maximo dos conhecimentos humanos. 

Politica rio-grandense

Uruguayana, 6 - Hontem, o sr. Domingos Alves, , conselheiro municipal, foi intimado a comparecer na Intendência, onde foi interrogado por Flôres da Cunha, se elle havia tomado parte do movimento revolucionario.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de julho na história

1922 - Nasce o estilista Pierre Cardin. 
1930 -Nasce a cantora Dolores Duran.
1958 - O Alasca torna-se o 49º estado norte-americano.
1990 - Morre o cantor Cazuza. 

 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895