Reeleição de Borges de Medeiros contrariaria a Constituição, afirma Ruy Barbosa

Reeleição de Borges de Medeiros contrariaria a Constituição, afirma Ruy Barbosa

Correio do Povo do dia 28 de novembro de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Ruy Barbosa.

publicidade

Politica Rio-Grandense - Os tragicos successos de Alegrete

Ruy Barbosa proferiu sua opinião sobre a questão da reelegibilidade 

Alegrete, 26 - Proseguia hontem, ás 22 horas, a eleição na primeira e unica mesa da cidade e que funccionava na Intendencia, tendo votado até aquella hora 482 eleitores asissistas e 46 republicanos. Apresentou-se, então, um eleitor que tendo votado duas vezes pela manhã procurava votar pela terceira vez. O dr. Alexandre Lisboa, fiscal por parte do dr. Assis, protestou, sendo secundado por outros. Estabeleceu-se, então, confusão, abandonando os mesarios os seus postos. Ouviu-se o disparo de um tiro, seguindo-se cerrado tiroteio por espaço de meia hora, caindo mortos o coronel Vasco Alves quando, em cima de uma cadeira, pedia calma, e o sr. Marcirio Rodrigues. 

O Senador Ruy Barbosa e o caso Rio-Grandense 

Pelotas, 26 - Transmittido pelo dr. Pinto da Rocha, recebeu o comitê central pró-Assis Brasil o seguinte telegramma “Apezar muito boa vontade, tendo recebido consulta nossos amigos rio-grandenses hontem meio-dia, não pude reunir meios de dar meu parecer com fundamento. Mas, limitando-me exprimir minha opinião, direi que considero opposta ao nosso regimen e Constituição a reelegibilidade do governador, admittida, por excepção unica, no RS. 

DIVERSAS

Melhoramentos municipaes - O coronel Serafim Silva, sub-intendente de Pedras Brancas, tendo em vista as constantes reclamações oriundas da falta d’agua naquella povoação, resolveu mandar fazer a distribuição desse liquido a domicilio por meio da pipa da municipalidade. Essa medida tem causado satisfação. 

Objectos perdidos - O sr. Leopoldo Oliveira depositou um pente de senhora, encontrado á praça Senador Florencio. Ao sr. Renato Macedo, entregamos um brinco, encontrado, ha dias, em um bonde do Parthenon.

Escola de Artes e Officios - Segue em franco progresso, preenchendo pouco a pouco, os seus fins, a Escola de Artes e Officios da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Ferrea, em Santa Maria. A matricula dos alumnos diurnos já attinge a 119, e a de nocturnos a 114. 

Novos mercados de xarque - A Superintendencia de Abastecimento (secção do Ministerio da Agricultura, Industria e Commercio), communicou ha dias á Associação Commercial de Pelotas, que pelo professor da Academia da França, dr. Emile Brumpi, foi ventilada a interessante possibilidade de ser exportada a carne secca de producção nacional para as colonias francezas e belgas existentes na Africa. Baseia-se pelo facto de não haver nem carne nem sal naquella região.

TELEGRAMMAS

As eleições no Uruguay

Jaguarão, 27 - Em virtude de ter sido subvertida a ordem publica no Uruguay, em consequencia das eleições realizadas ante-hontem, o governo daquelle paiz guarneceu a fronteira com o nosso paiz, na parte correspondente ao departamento de Cerro Largo, com um regimento de cavallaria. Tambem determinou que sómente poderão desembarcar na fronteiriça villa de Rio Branco as pessoas que se achem munidas de passaportes visados pelas autoridades desta cidade. Hoje, ás 15 horas foi victima de agressão o consul uruguayo. 

As eleições presidenciais no Uruguay

Montevideo, 27 - As eleições presidenciais realizadas hontem correram normalmente em todo o paiz. Os partidos que se enfrentaram mostram-se enthusiasmados e confiantes na victoria. Dizem de Salto que não obstante as grandes chuvas, o pleito foi concorridissimo ali.

Montevideo, 17 - Calcula-se que o partido colorado obteve, em toda a Republica, uma maioria de 10.000 votos sobre os seus adversarios.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de novembro na história 

1887 - Inauguração da Estátua da Liberdade. 
1934 - Morre o escritor Coelho Neto. 
1975 - Morre o escritor Érico Veríssimo.
2000 - Holanda legaliza a eutanásia. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895