Representação da Argentina se prepara para a Exposição do Centenário da Independência do Brasil

Representação da Argentina se prepara para a Exposição do Centenário da Independência do Brasil

Correio do Povo do dia 26 de maio de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Pavilhão da Argentina na exposição do centenário da independência, no RJ.

publicidade

O centenario da Independencia 

Buenos Aires, 25 - Está quasi terminado o trabalho preliminar da commissão de construcção do pavilhão argentino na Exposição do Centenario da Independencia do Brasil. A Argentina exporá o melhor do que possue, contando conseguir que os mostruarios contenham artigos da melhor qualidade e perfeição. Os requintes e os planos que são auspiciosos, já foram approvados. O pavilhão consta de um andar terreo alto e de um segundo. Provavelmente, o cruzador “Patagonia” transportará para o Rio materiaes e productos. Foi nomeada uma commissão incumbida de preparar uma bibliotheca que traduza a cultura argentina. Foram depositados os fundos necessarios, no Banco da Nação.

DIVERSAS 

Associação Rio-Grandense de Imprensa - Terça-feira ultima, esteve reunida a directoria desta Associação em sessão ordinaria, para tratar de diversos assumptos. Na mesma sessão foram aceitas as propostas para inscripção no quadro social dos srs. Dyonelio Tubino Machado, Alcides Barros Cassal e dr. Herculano A. Annes e sras. Revocata de Mello e Julieta de Mello Monteiro. 

Independencia da Argentina - Hontem, passou mais um anniversario da proclamação da independencia da Republica Argentina. Durante o dia, conservaram-se embandeirados, não só o consulado daquella Republica, como de outros paizes. No consulado, houve recepção, das 10 ás 12 horas, ao corpo consular e aos cidadãos argentinos aqui residentes, tendo avultado numero de pessoas comparecido á recepção, afim de apresentar cumprimentos ao dr. Antenor Gerez, pela data historica que commemorava a sua patria. Aos presentes foram servidos doces e liquidos dando isso margem á que se trocassem diversas saudações pela prosperidade da Argentina. 

Imprensa - Completou, a 13 deste mez, o seu sexto anno de publicidade, o “Republicano” que apparece no Livramento sob a direcção do nosso collega sr. Alceu Wamosy. Commemorando essa data, o confrade anniversariante appareceu em seis paginas. 

TELEGRAMMAS

Provas sportivas 

Tapes, 23 - Realizaram-se a 21 do corrente, no ground do “Sport Club Gaucho”, perante grande assistencia, varias festas sportivas. Á noite no salão do Cinema Rio Grandense, houve um animado baile, tendo o dr. Julio Taborda oferecido onze medalhas ao team que em 1921 foi vencedor do match jogado entre o “8 de Setembro” e o “Sport Club Navegantes”. Falou nessa occasião o orador official Luiz Tavora. 

O soviet da Russia e os nacionalistas turcos pretendem realizar uma conferencia 

Constantinopla, 24 - O governo do soviet da Russia e os nacionalistas turcos estão inclinados a realizar uma Conferencia com o fim de elaborar um novo tratado com clausulas intelligentes sobre o reatamento das relações commerciaes entre a Turquia e as pequenas republicas do Caucaso, taes como as da Georgia e de Adzerbajan. Tratado identico ao que se planeja elaborar já foi assignado entre os russos e os nacionalistas turcos, no anno passado. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 26 de maio na história

1918 - Inauguração dos três primeiros circuitos de telefones entre Rio e São Paulo.
1926 - Nasce o músico norte-americano Miles Davis. 
1934 - Dirigível Graf Zeppelin inicia voo à América do Sul.
1968 - Dr. Zerbini realiza o primeiro transplante de coração no Brasil. 
1986 - Morre o apresentador de televisão Flávio Cavalcanti.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895