Representação do RS na comemoração do Centenário da Independência do Brasil inicia trabalhos

Representação do RS na comemoração do Centenário da Independência do Brasil inicia trabalhos

Correio do Povo do dia 29 de março de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os preparativos para a exposição do centenário da Independência.

publicidade

A exposição do centenario

Os preparativos para a representação do Rio Grande do Sul

Em julho do anno findo, attendendo ao appelo que lhe foi feito, o Rio Grande do Sul prometteu concorrer ao grande certamen que, por occasião do centenario da nossa independencia, se realizará na capital da Republica. Nessa occasião o governo do Estado resolveu confiar a organisação da representação rio-grandense a uma commissão constituida dos srs. Ildefonso Soares Pinto, secretario das Obras Publicas, que foi escolhido como presidente; José Montaury, intendente municipal, como vice-presidente. Uma vez ella constituida, deu inicio aos seus trabalhos reunindo-se as segundas-feiras na Intendencia Municipal.

DIVERSAS

Conservatorio de Musica do Rio Grande - Na cidade do Rio Grande, effectuar-se-á, a 1º do mez entrante, a inauguração do Conservatorio de Musica, ali recentemente creado, por iniciativa do Centro de Cultura Artistica desta capital. Hoje, seguirá para ali afim de assistir ao acto inaugural, o maestro Guilherme Fontainha, um dos directores do referido centro eque tambem é director do Conservatorio de Musica desta capital. O maestro Fontainha tam bem representará, officialmente, neste acto, o Conservatorio de Musica e o Instituto de Bellas Artes.

As aguas do rio Quarahy - O governo do Estado foi informado que da cidade uruguaya de Artigas, ex-Santo Eugenio, fronteira á de Quarahy, chegavam detrictos lançados ao rio ali existente pela xarqueada S. Carlos, localisada naquella cidade fronteiriça, o que concorre para inutilisar a agua de que se abastece a população de Artigas. Em vista da representação que lhe foi feita, o governo do Estado destacou o dr. Freitas de Castro, medico da Directoria de Hygiene, para em commissão, ie examinar a referida agua, bem como verificar o local onde se encontra a xarqueada em questão.

Novo Jornal - Em Sant’anna do Livramento, irá apparecer, a 4 de abril o jornal “A Folha”, sob a direcção do dr. Moyses Antunes Vianna.

TELEGRAMMAS

As epidemias reinantes na Russia

Washington, 28 - Em seu relatorio, agora apresentado, a commissão de saude da Liga das Nações declara que se está tornando cada vez mais sério o perigo para a Europa Occidental decorrente da vinda constante de pessoas da zona russa assolada pela fome e onde em consequencia desta estão grassando as eídemias do typho e do cholera.

O centenario da Independencia

A constituição da delegação que representará o Mexico

Nova York, 28 - A missão dos Estados Unidos para o Centenario da Independencia do Brasil abriu nova subscripção para arranjar oitenta mil dollars que faltam para completar a quantia necessaria para a acquisição do monumento a ser erigido no Rio de Janeiro, como uma lembrança do povo norte-americano ao povo do Brasil, no primeiro centenario de sua independencia politica.

Rio, 28 - Realizou-se hoje, ás 11 horas, a cerimonia da collocação da pedra fundamental do pavilhão da Dinamarca na Exposição do Centenario.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de março na história

1549 - Fundação de Salvador, primeira cidade do Brasil.
1930 - Nasce o ator Lima Duarte.
1940 - Criação do Museu Imperial de Petrópolis, no RJ. 
1954 - Elvis Presley grava o seu primeiro disco.
1976 - Ernesto Geisel cassa os deputados Nadir Rosseti e Amauri Muller.
1981 - Nelson Piquet vence o GP de Fórmula 1 no Rio de Janeiro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895