Represente de empresa do carvão se reúne com presidente do estado contra aumento de tarifas

Represente de empresa do carvão se reúne com presidente do estado contra aumento de tarifas

Correio do Povo do dia 20 de fevereiro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

As tarifas da Viação Férrea tornaram inviável o frete do carvão nacional.

publicidade

As novas tarifas da Viação Ferrea

Acha-se nesta capital o dr. Amaro Bello da Silva, engenheiro-chefe da Mina de Rio Negro, situada no municipio de Bagé, e de propriedade da empreza Miguel Vinhas e Cia. Ele veiu apresentar ao Dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, um memorial relativo ás novas tarifas da Viação Ferrea, na parte referente ao frete do carvão nacional. A empreza da mina de Rio Negro allega, que com os novos fretes se torna impossivel o transporte, por via-ferrea, daquelle combustivel. Quasi todo o carvão produzido pela referida mina é consumido em Pelotas; pela nova tarifa, o frete por tonelada de carvão de Rio Negro a Pelotas será de 38$600, excedendo, assim, o custo actual daquelle combustivel, que é de 22$400 por tonelada e tornando assim impossivel a concurrencia com o carvão de outras procedencias. A empreza Rio Negro, onde trabalham cerca de 300 operarios, suspendeu os trabalhos, até nova ordem.

DIVERSAS

A nacionalisação da pesca - A bordo do vapor “Itapuhy” regressou hontem, do Rio Grande, o sr. Amadeu Alegria, consul interino de Portugal, que por ordem do governo portuguez havia ido áquella cidade tratar da repatriação dos pescadores portuguezes que não quizeram sujeitar-se á lei da nacionalisação da pesca. Pelos ultimos vapores da Companhia Costeira já seguiram para o Rio, quarenta e tantos pescadores, tendo o sr. Amadeu Alegria tratado com a Mala Real Ingleza o embarque dos restantes pescadores, em numero de cincoenta e oito, o qual deverá ser feito pelo vapor “Demerara” a sair do Rio de Janeiro, no dia 3 do proximo mez de março. Do Porto do Rio Grande até á capital da Republica, os pescadores portuguezes irão pelo vapor “Sirio”, a sair nos primeiros dias da proxima semana. Quer na Mala Real, quer no Lloyd Brasileiro, o sr. Amadeu Alegria obteve abatimento no preço das passagens para os compatriotas.

Objectos perdidos - Na gerencia desta folha está depositada 1 caderneta com apontamentos, encontrada no armazem á rua Demetrio Ribeiro, 201.

TELEGRAMMAS

O movimento grevista

Rio, 19 - A policia maritima prendeu na Ilha dos Ferreiros um operario que procurava perturbar a ordem entre os trabalhadores que não quizeram adherir á parede.

Desastre na Escola de Aviação

Rio, 19 - O 1º tenente da Armada Fernando Muniz Guimarães, ferido num desastre que occorreu hontem na Escola de Aviação, na Ilha das Enxadas, submetteu-se a exame radiologico, sendo constatado um ferimento na espinha dorsal. Recolheu-se ele á Casa de Saude Dr. Eiras, afim de receber tratamento conveniente. Seu estado não é alarmante. Outro official tambem ferido, o tenente Savaget, acha-se em estado lisonjeiro. 

O Brasil na exposição de Londres

Rio, 19 - A Sociedade Nacional de Agricultura, em resposta a um officio do Ministério da Agricultura declarou-se pronta a auxiliar aquelle Ministerio na organisação da representação do Brasil á Exposição de Borracha. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de fevereiro na história

1827 - Durante a batalha do Rosário morre o Barão do Cerro Largo.
1941 - Correios Aéreos Militar e Naval fundem-se no CAN - Correio Aéreo Nacional. 
1946 - Greve em São Paulo mobiliza mais de 100 mil pessoas contra a carestia e o arrocho do esforço de guerra. 
1978 - Torturas no Brasil são investigadas por delegação do Vaticano.

O dia 21 de fevereiro na história

1865 - Morre em Porto Alegre o escritor Félix Xavier da Cunha.
1901 - Proclamação da República de Cuba. 
1945 - A FEB vence a batalha de Monte Castelo, na II Guerra.
1965 - Assassinato do líder negro Malcolm X, em Nova Iorque. 
1966 - A França abandona a OTAN. 
1991 - Morre a bailarina Margot Fonteyn. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895