Retirada da Argentina da Assembleia da Liga das Nações

Retirada da Argentina da Assembleia da Liga das Nações

Correio do Povo do dia 8 de dezembro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A delegação da Argentina retirou-se da assembleia da Liga das Nações.

publicidade

Liga das Nações - A retirada da delegação argentina da Liga 

Paris, 6 - Todos os jornaes commentam o ruidoso caso da retirada da delegação argentina da assembléa da Liga das Nações reunida em Genebra. O correspondente do Excelsior, em Genebra, tendo ouvido delegados de todas as potencias a proposito da retirada da Argentina , declara que nenhum se mostra solidario com a attitude da Argentina e nenhum pensa em retirar-se da Liga. O mesmo correspondente informa que o delegado francez, sr. Viviani, falará, hoje, afim de discutir a moção do sr. Pueyrrydon e defender o ponto de vista da assembléa. “Le Matin” tratando da moção argentina diz que a delegação da Argentina estando certa do fracasso de sua proposta, preferiu tomar a deanteira e fazer uma retirada estrepitosa. “L’Avenir’ diz que nada impede que o sr. Pueyrredon seja considerado um perfeito cavalheiro e a Argentina uma nobre nação.

DIVERSAS

Dinheiro encontrado - Esteve, hontem, á noite, nesta redacção, o sr. Syl vestre Zorawski, que nos fez entrega de certa quantia por elle encontrada no Café Colombo e que aqui fica á disposição de seu dono.

Revistas - A Agencia Gaucha, na qualidade de representante da sociedade anonyma “O Malho” e “Companhia Editora Americana”, do Rio de Janeiro, nos offereceu exemplares das revistas mensaes “Leitura para todos” e “Eu sei tudo”. Como sempre, essas duas publicações destacam-se tanto pela sua feição material, como intellectual. Cada uma dellas traz nitidas e coloridas gravuras, tendo, alem disso, bons trabalhos da lavra de conhecidos escriptores nacionaes.

Natal dos Pobres - A Associaç;ão Damas de Caridade tomou a iniciativa de fazer este anno o Natal dos Pobres. Para tratar desse assumpto, a sua directoria já tem realisado varias reuniões. Entre as combinações já feitas, consta a de se armar uma arvore para se fazer a distribuição de brinquedos á creanças pobres. A estas também serão doadas roupas feitas, tendo as Damas de Caridade já confeccionado 150 peças. A outros pobres aquella corporação beneficente tratará de doar generos alimenticios. Desejando que o Natal dos Pobres deste anno não seja em nada inferior ao dos annos anteriores, as Damas de Caridade resolveram, por nosso intermedio, fazer um apello ao publico, afim de que lhes sejam enviados quaisquer donativos para esta festa.

TELEGRAMMAS

Politica federalista

Quarahy, 6 - Chegou, hontem, a esta cidade o coronel Raphael Cabeda. Com a sua presença, houve, na chacara do coronel Ayres da Costa, uma concorrida reunião dos federalistas, tendo sido reservado churrasco. Foi, igualmente, eleito o directorio Iocal, sendo acclamado presidente o dr. Francisco Reverbel. Falaram, alem do coronel Raphael Cabeda e do dr. Francisco Reverbel, que fizeram propaganda da candidatura Maciel, diversos oradores. Resolveu-se ainda fundar a caixa do partido. O coronel Raphael Cabeda regressou, hoje, para Livramento, em automovel.

A repatriação dos despojos dos ex-imperadores

S. Paulo, 7 - reuniram-se no Gymnasio S. Bento, senhoras desta capital afim de tratarem das homenagens que serão prestadas á princeza Isabel, por occasião de sua proxima chegada ao Brasil. Foi essa a maior reunião feminina até hoje realizada aqui. Hoje, e nos dias seguintes, haverá novas reuniões para se assentar o programma. A acquisição de uma corôa de bronze que os paulistas offerecerão para ser collocada sobre os despojos do imperador, e aberta em todas as redacções de jornaes, sem côr politica, sobe a forte somma.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de dezembro na história

1941 - Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos declaram guerra ao Japão após o ataque a Pearl Harbor.
1955 - A bandeira europeia é adotada pelo Conselho da Europa.
1980 - O ex-Beatle John Lennon é assassinado em Nova Iorque.
1985 - É criada a Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional.
1994 - Morte de Tom Jobim, compositor e maestro brasileiro.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895