Reunião do Conselho Supremo

Reunião do Conselho Supremo

Correio do Povo do dia 3 de maio de 1921, terça-feira, noticiava:

Integrantes do Conselho Supremo dos Aliados

publicidade

 

A Allemanha e os alliados - As decisões do Conselho Supremo 

Londres, 2 - A reunião do Conselho Supremo terminou hoje, depois de ter sanccionado o accordo redigido esta manhã, pelos srs. Briand, lord Carzon, Jaspar e conde Sforza. A Allemanha terá o prazo de 12 dias para acceitar as condições dos alliados. Si, no fim desse prazo, o governo allemão não tiver dado resposta satisfactoria, os alliados prosseguirão nas operações militares para a occupação da bacia do Ruhr. Sabe-se que a occupação do Ruhr deve exigir, segundo a opinião dos peritos, entre 12 a 15 dias, devido isso não só á extensão do territorio, como ao numero consideravel de agglomerações industriaes ali situadas, e de importancia, população, cujos 4 milhões de habitantes terão de ser abastecidos pelos alliados, no caso em que a Allemanha córte os fornecimentos para aquella região.

DIVERSAS 

“A Manhã” - Circulou, conforme fôra annunciado, o primeiro numero do novo diario “A Manhã”, dirigido pelo nosso collega, dr. Emilio Kemp. Apresenta-se o novo jornal com apreciavel feição material moderna. 

1º de Maio - O dia de ante-hontem foi consagrado universalmente, á festa do Trabalho. Em varios pontos do arrabalde de São João, realizaram-se comicios operarios fallando por essa occasião varios oradores. Os obreiros, tambem em suas passeatas, cantaram hymnos operarios. Ante-hontem, circulou em edição especial o “Syndicalista”, orgão da Federação Operaria. Como se verá dos nossos telegrammas, o dia do Trabalho foi muito commemorado em varias cidades do interior. 

Centro Civico José do Patrocinio - Por iniciativa dos senhores Macario Souza da Silveira, José Ribeiro Djalma Barcellos e Joaquim Pinto, fundou-se, ante-hontem, o Centro Civico José do Patrocinio, que tem por fim tratar da confraternização dos individuos para prestar homenagens aos grandes homens que tinham por ideal a liberdade do escravo, commemorar as datas que se relacionam com o advento da escravidão, etc. Na proxima sessão, a commissão organizadora apresentará as bases preliminares que serão discutidas, depois de um convite, dirigido a todos que se interessam pelos fins do Centro. 

TELEGRAMMAS

Novo Jornal 

S. Jeronymo, 2 - Appareceu, hontem, o primeiro numero do jornal “O combate”, dirigido pelos advogados Raul de Villeroy e Oroncio Demolly. A nova folha causou boa impressão.
Reconstrucção de pontes

D. Pedrito, 1 - Pelo dr. Antonio Louzada, intendente municipal foram contractados a reconstrucção de pontes no banhado Anastacio, na estrada que vae para Livramento, e no banhado Upacarahy. Essas obras estão calculadas em cerca de 11:000$000, devendo o serviço ser iniciado em 1º de maio.

A peste bovina

Montevideo, 2 - Realizou-se hoje a primeira reunião da conferencia internacional, proposta pelo governo uruguayo, para tratar da peste bovina. De accordo com a proposta da delegação brasileira. A conferencia approvou unanimemente, uma resolução estabelecendo que só será mantida a actual prohibição para a importação de gado em pé e forragens procedentes do Brasil, permittindo-se, porém, o commercio e o transito dos productos do Rio Grande.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895