Reunião do diretório do partido federalista

Reunião do diretório do partido federalista

Correio do Povo do dia 9 de novembro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Raul Pilla e Flores da Cunha reunidos com seus correligionários.

publicidade

Politica federalista

Esteve reunido hontem, o directorio local do partido federalista. Foi resolvido que, em face da actual situação do partido, o mesmo directorio resigne collectivamente o mandato, sendo convocada para o dia 17 do corrente uma reunião de seus co-religionarios, afim de serem expostos os motivos daquella resolução. O dr. Raul Pilla, em telegramma que dirigira, ha dias, ao dr. Wencesláo Escobar, já havia renunciado ao cargo de director do jornal federalista, cargo que lhe fôra conferido em reunião do directorio central realisada em Bagé. - O dr. Alfredo Varella fez publicar, ha dias, na secção “A pedidos” do “Jornal do Commercio”, do Rio de Janeiro, as seguintes linhas: “ Com os écos de um lamentável debate, a cerca de lugares de representação, chega a meu conhecimento um editorial do “Maragato” a seguinte referencia: “Foi muito digna para o illustre rio-grandense, dr. Alfredo Varella, a sua conversão ao federalismo, sem pretender postos de commando e cargos electivos remunerados.”

DIVERSAS

Filial de uma casa italiana - A firma Ercole Marelli, que tem sua séde em Milão, Itália, acaba de installar uma filial nesta capital, á rua Uruguay nº 4. Ali terá um deposito de motores electricos, ventiladores, bombas centrifugas e outros productos de seu fabrico, conforme circular que nos enviou.

Serviço de bondes - A Companhia Força e Luz poz em trafego, desde hontem, mais quatro bondes electricos na linha da Independencia e mais quatro na da Floresta. Na primeira das alludidas linhas os vehiculos agora accrescentados ao trafego irão até a praça Julio de Castilhos, dali regressando a cidade, e os da segunda até a rua Ramiro Barcellos, dali tambem voltando. Fazendo a volta completa, fica o numero de bondes que ja havia. Com o augmento de carros em trafego ficam aquellas linhas servidas por oito cada uma, e os quaes partirão de cinco em cinco minutos da praça senador Florencio. Os bondes ora postos em serviço foram consertados com o material que aquella empreza acaba de receber da Europa. Segundo nos informaram, á medida que os carros forem sendo reparados nas officinas da companhia, irá sendo augmentado o numero de bondes nas demais linhas.

Alcides Maya - Tivemos o prazer de receber, hontem, a visita do nosso collaborador sr. Alcides Maya, deputado federal e membro da Academia Brasileira de Letras. O consagrado escriptor demorar-se-á nesta capital até completo restabelecimento de sua saude.

TELEGRAMMAS

Construcção de um Theatro

Pelotas, 8 - A columna de ferro para cobertura do theatro Guarany sahiu de Buenos Aires a bordo do vapor Cuyabá. O acto de sua collocação será festivo.

Festival

Estrella, 8 - Os alumnos do Collegio S. José, do visinho municipio Lageado, levaram, hontem, á scena, no salão de gymnastica desta villa, o drama “O grilheta” bem como algumas comedias.

O centenario da descoberta do Estreito de Magalhães

Buenos Aires, 7 - O governo da Argentina em attenção ao convite que lhe foi dirigido pelo governo chileno, para participar das festas commemorativas da passagem do centenario da descoberta do Estreito de Magalhães, enviará uma embaixada composta de um almirante e um general.

Relações entre os Estados Unidos, Brasil e o Uruguay

Buenos Aires, 7 - A chancellaria foi informada pela embaixada norte-americana que o sr. Golby, secretario de Estado, nos Estados Unidos realisará dentro em breve uma viagem ao Rio de Janeiro e a Montevideo em retribuição á visita que o presidente Wilson fizeram os srs. Epitacio Pessoa e Balthazar Brum.

A grafia da épóca está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de novembro na história

1919 - Nasce a atriz Eva Todor. 
1923 - Hitler é preso após tentativa de golpe de Estado.
1938 - 91 judeus são mortos e 7.500 lojas são saqueadas pelos alemães, na Noite dos Cristais.
1964 - Morre a escritora Cecília Meireles.
1983 - Morre o cantor e compositor Altemar Dutra. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895