Reunião do partido republicano

Reunião do partido republicano

Correio do Povo do dia 26 de março de 1924, quarta-feira, noticiava:

Correio do Povo

A cidade de Encruzilhada do Sul foi sede de mais uma reunião política de 1924

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado

ENCRUZILHADA, 24 - O partido republicano local promoveu, hontem, mais uma reunião de propaganda para o próximo pleito eleitoral. A esta festa politica compareceram cerca de 300 pessoas. Falaram os srs. Arminio Silveira e Aita Junior, coronel Francelisio Meirelles e outros oradores, que foram muito applaudidos.

SANTA MARIA, 24 - Na audiencia ordinaria de alistamento eleitoral, hoje realisada, inscreveram-se 54 novos eleitores, entre os quaes coube a maioria aos opposicionistas.

CARLOS BARBOSA, 24 - Ambos os partidos estão trabalhando activamente no serviço de qualificação eleitoral.

DIVERSAS

ESTADOAL

PELOTAS, 24 — O sr. Waldemar Cardoso foi queixar-se ao intendente municipal que hoje, ás 2 horas da manhã, quando regressava a sua residencia, encontrou dous policiaes que faziam a ronda no Parque Souza Soares e pelos quaes foi aborbado. Waldemar declara que ouvira um dos guardas dizer: “Aquelle é asssisista”, sendo depois aggredido.

PELOTAS, 25 - Passou do Rio Grande para ahi o dr. José Carlos Souza Lobo.

— Seguiu para essa capital o violinista Andrés Dalmau.

— O “Libertador” publica sentido necrologico sobre a morte do dr. Amaro de Souza, na Encruzilhada.

— Falleceu aqui o sr. Alfredo Simões de Oliveira, que aqui esteve em tratamento desde o combate em Cangussu Velho.

— Regressou para Santo Angelo o sr. Christovão Pinto.

—Seguiu para ahi o tenente Luiz Carlos.

— Passou por aqui em viagaem para essa capital, a bordo do “Commandante Alcidio” o sr. Romeu Gibson, inspector da fazenda.

ENCRUZILHADA, 24 — Realisou-se sabbado, á tarde, o sepultamento do sr. Amaro Souza. A população, consternada, compareceu em peso ás cerimonias funebres, notando-se muitas pessoas vindas dos diversos districtos do municipio. No cemiterio, ao baixar o corpo á sepultura, falou o dr. Ozy Teixeira

TELEGRAMMAS

ARGENTINA

Duello entre os generaes Justo e Dellepiane — Aquelle, antes de bater-se, demittiu-se da pasta da guerra — Ambos os contendores ficaram gravemente feridos.

BUENOS AIRES, 24 — Por questões que surgiram relativamente a assunptos militares, bateram-se em duelo, a espada, o ministro da Guerra, general Augustin Justo, e o general Dellepiane. Ambos os contendores sairam feridos.

BUENOS AIRES, 24 — Realizou-se, hontem, de manhã, o duello entre os generaes Justo e Dellepiane. A arma escolhida foi a espada de combate, sendo as condições muito severas. Os duelistas effectuaram doze assaltos, ficando ambos gravemente feridos. Os médicos assistentes guardaram toda a reserva, declarando que só poderão pronunciar-se depois de decorridas 48 horas do encontro. O general Justo, antes de bater-se, apresentou o seu pedido de demissão da pasta da Guerra ao presidente da Republica, que lh’a concedeu immediatamente.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de março na história

  • 1827 - Morre Ludwig van Beethoven, compositor alemão.
  • 1876 - Pedro II visita a Exposição de Filadélfia, nos Estados Unidos, a Europa e o Oriente Médio durante um ano e meio.
  • 1923 - Morre a atriz francesa Sarah Bernhardt.
  • 1936 - Nasce o pugilista paulista Éder Jofre.
  • 1944 - Nasce a cantora norte-americana Diana Ross.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895