Revoltosos causam caos em Mulheim

Revoltosos causam caos em Mulheim

Correio do Povo do dia 22 de abril de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Soldados franceses nas ruas de Essen

publicidade

As consequencias da occupação do Ruhr - Graves conflictos em Mulhein 

Mulhein, 20 - Tresentos soldados da policia e funccionarios municipaes sairam do edificio da Camara Municipal e atravessaram as linhas dos sitiantes atacando-lhes a retaguarda. Effectuaram muitas prisões, o que lhes assegurou o contrôle da cidade. 

Berlim, 21 - A imprensa publica detalhados telegrammas procedentes de Mulhein, sobre o conflicto havido nessa cidade, quarta-feira, por occasião da demonstração feita ali pelos operarios. Os mesmos despachos informam que a lucta terminou depois de terem sido mortas oito pessoas e ficando diversas feridas. A policia allemã prendeu vários manifestantes e expulsou outros para os suburbios. No oeste a desordem continuou toda a noite, com tiros terroristas entre as pessoas que se achavam nas ruas e nas janellas das casas. 

DIVERSAS

Projecto de um novo canal inter-oceanico - O “New York Harold”, diz um telegramma recebido no Rio, trata, num longo editorial, do projecto de construcção de um canal inter-oceanico entre a Argentina e o Chile, projecto este approvado por occasião do Congresso Internacional de Engenharia, ha pouco reunido no Rio de Janeiro. O projecto estipula a construcção do canal num ponto perto de Commodoro Rivadavia, no golfo de São Jorge, aproveitando o lago de Buenos Aires e augmentando a sua area em vinte por cento por meio de represas nos rios Baker e Fenix, as quaes terminarão no golfo de Penas. Quatrocentas milhas do trajecto do proposto canal foram examinados pelos peritos, e dessas quatrocentas milhas 120 são occupadas pelo litoral do lago de Buenos Aires. Diz o “Herald” que a construcção do canal sairá muito cara, devido ao seu grande comprimento e tambem devido ás dificuldades que se terão de vencer. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado

Agitação em Bagé 

Pelotas, 21 - As forças revolucionarias concentradas naquelle municipio sobem a quatro mil homens e que receberão contigentes procedentes dos municipios de D. Pedrito, Lavras, Herval e Cacimbinhas, ficando sob o commando do coronel Estacio Azambuja, veterano da revolução de 1893. Esta noite ficaram interrompidas as communicações telegraphicas entre Bagé e Lavras e, hoje, foram cortadas as communicações entre Bagé e o littoral. 

Encruzilhada, 21 - O combate entre forças do governo e revolucionarios no Passo do Mendonça, causou a morte do coronel Paulo Prestes, commandante de uma das brigadas da columna do general Zeca Netto. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de abril na história

1500 - Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil, 45 dias após o início da viagem do descobrimento.
1965 - Bomba explode no jornal O Estado de S. Paulo. 
1972 - Chegada dos despojos de Pedro I para o sesquicentenário da independência do Brasil.
1991 - Principe Charles e princesa Diana visitam o Brasil por quatro dias. 

O dia 23 de abril na história

1564 - Nasce o dramaturgo inglês William Shakespeare. 
1925 - Inaugurada em Paris a Exposição Internacional de Art Déco. 
1973 - Khmers Vermelho ocupa Phnon Penn, no Cambodja.
1979 - Dom Ivo Lorscheiter é eleito presidente da CNBB.
1987 - Dilson Funaro pede demissão do Ministério da Fazenda. 
1990 - Alemanhas unificam as suas moedas. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895