Revolucionários derrotam governistas em combate na fronteira com Santa Catarina

Revolucionários derrotam governistas em combate na fronteira com Santa Catarina

Correio do Povo do dia 8 de março de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Forças revolucionárias e governistas combateram-se na fronteira.

publicidade

Politica rio-grandense - A situação na região serrana

Florianopolis, 7 - Informações fidedignas aqui recebidas garantem que foi travado, em territorio rio-grandense, proximo da fronteira deste Estado, um combate entre forças revolucionarias e governistas. Accrescentam as informações que as forças governistas foram derrotadas, havendo mortos e feridos. 

Florianopolis, 7 - Completando o telegramma anterior, pode-se adeantar, conforme informações aqui recebidas, que tendo combatentes governistas transposto a fronteira do Estado, após o combate, foram desarmados pela policia catharinense, que mantem attitude de absoluta neutralidade. 

Bagé, 7 - Os federalistas de diversos municipios obedientes á orientação do dr. Maciel Junior, reunidos aqui, cogitam de um entendimento com o dr. Borges de Medeiros, por intermedio do presidente da Republica, no sentido de evitar-se a revolução. 

DIVERSAS

O augmento das passagens da Força e Luz - A proposito do projectado augmento das passagens de bondes, de que hontem aqui nos occupamos, a Companhia Força e Luz nos enviou, hontem, uma nota, em que justifica o augmento em função da manutenção dos serviços urbanos com qualidade. Entretanto, sabemos que o dr. José Montaury, intendente municipal, em officio que enviou á directoria da Companhia Força e Luz, declarou ter tido conhecimento de que os accionistas daquella empreza haviam dado poderes á sua directoria para elevar o preço da passagem dos bondes de 200 para 300 réis. Accrescenta s.s. que não podia permittir essa elevação que contraria o contracto celebrado pela companhia com a Intendencia. E digna de inteiro louvor essa attitude do dr. Montaury. Como hontem tivemos occasião de dizer, a elevação das passagens é questão que affecta a toda a nossa população e, em maior gráo, a parte menos favorecida desta. Não podiam, pois os interesses da collectividade ficar, nesse caso, ao desamparo. E o dr. Montaury terá, por certo, nessa attitude de defesa dos interesses de seus municipes, todos os applausos destes. 

Reclamação - Moradores da rua Demetrio Ribeiro, queixam-se que existe uma poça d’agua, que tem prejudicado o trafego de vehiculos. 

TELEGRAMMAS

Eleição na Academia Brasileira de Letras

Rio, 7 - A Academia Brasileira de Letras elegerá, amanhã, o successor de D. Silverio Gomes Pimenta, bispo de Marianna. São candidatos áquella vaga Gustavo Barroso, conhecido pelo pseudonimo de João do Norte, o tenente Sebastião de Souza, Gastão Penalva, Mario Lima, Otto Prazeres, Rocha Pombo e monsenhor José Landim. 

Descoberta de uma associação communista 

S. Paulo, 7 - O delegado Bandeira de Mello acaba de descobrir a installação de uma sociedade secreta filial do Centro Internacional Communista do Rio. Dando busca na séde respectiva apreendeu documentos e boletins sediciosos, convidando o povo paulista para um movimento revolucionário. A policia averiguou serem organisadores do Centro Communista do Rio Astrogildo Pereira, Brasilio Pereira, Adolpho Magro, Ignacio Raposo e Octavio Brandão, sendo delegado em S. Paulo José Alves Diniz. A policia verificou tambem que o Centro teve filiaes em Porto Alegre e Bello Horisonte.

A grafia da época está preservada n os textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de março na história

1857 - Greve das tecelãs da Cotton, NY, pela jornada de 10 hs; patrão causa incêndio que mata 129, dando origem ao Dia Internacional da Mulher.
1904 - Início das obras da Av. Central (atual Rio Branco), no centro do RJ.
1921 - Lenin dá início a nova política econômica da Rússia.
1949 - Fundação do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
1979 - Khomeini obriga mulheres a usarem o shador (véu sobre o rosto). 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895