Revolucionários se retiram por completo de São Lourenço

Revolucionários se retiram por completo de São Lourenço

Correio do Povo do dia 31 de julho de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Forças do general Zeca Netto dirigindo-se para o sul do Estado

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Pelotas, 29 - Sabe-se aqui que os revolucionarios se retiraram completamente de S. Lourenço. As autoridades dali que aqui se encontravam já regressaram. 

Dores de Camaquam, 30 - Na madrugada de hontem, passou na serra do Brazino em direcção ao povoado do Sertão, uma força revolucionária de 200 homens. Forças do General Zeca Netto desde hontem á tarde estão vadeando o rio Camaquam. A villa de S. João de Camaquam está em poder dos revolucionarios, que cortaram todas as linhas para o sul e para cá hontem, ás 20 horas. 

S. Sepe, 29 - Continuam acampadas dentro dos limites urbanos desta villa as forças do major Guarany de Bem, tendo saldo piquetes em exploração pelo interior do municipio. Em São João, no quinto districto, houve hontem um tiroteio com revolucionarios ali alojados, tendo sido pedido reforço para aqui.

DIVERSAS 

Viação Ferrea - Na estação da Viação Ferrea desta capital foi construido um novo armazem para mercadorias, o qual se acha situado no principio da rua da Conceição. É um vasto salão, com tres largas portas para a rua e outras tantas para o interior, onde encostam os vagões afim de fazerem o serviço de carga e descarga. Na frente da estação, na rua Voluntarios da Patria, estão sendo substituidas as lages de grés de passeio por granito. 

Incendio num deposito das obras do cáes - Ante-hontem, pouco antes do meio dia, foi o 1º posto avisado telephonicamente de que irrompera um incendio num galpão situado á praça Martins de Lima e que servira de deposito das ferramentas utilisadas nos trabalhos das obras do cáes. O fogo se iniciara no quarto do porteiro daquella dependencia, Manoel Luciano dos Santos, devorou a metade do referido galpão, não se tendo extendido devido a prompta intervenção do corpo de Bombeiros que, sob o commando do capitão Pozzo Bravo, ali compareceu com a suas duas promptidões. O porteiro Manoel Luciano dos Santos saiu com graves queimaduras de 3º grao por quase todo o corpo. Sobre a causa do sinistro, cujos prejuizos causados foram regulares, nada foi possivel ainda apurar, visto como a unica pessoa que poderia prestar informações. 

TELEGRAMMAS

O proximo Congresso da 

Imprensa Latina 

Paris, 29 - A secretaria da Associação da Imprensa Latina recebeu da Camara Municipal de Lisboa, uma communicação declarando que o Congresso da Imprensa Latina, convocado para se reunir em Lisboa em dezembro proximo, terá todo o apoio daquela corporação. 

A situação na Allemanha

Londres, 29 - Tanto o espirito publico como os dos circulos governamentaes estão vivamente preocupados com a presente situação economica da Allemanha, onde os generos de primeira necessidade escasseiam e attingem preços inconcebiveis. Hontem, tornou-se impossivel a acquisição de manteiga e ovos nos mercados allemães, tal o preço que os vendedores pediam por esses productos. Por sua vez o agricultor, amedrontado pela depreciação continua do marco, deixa de enviar aos mercados da cidade os productos da sua produção. 

Berlim, 30 - O ministerio da Agricultura declarou não haver motivos para alarmes com relação a falta de abastecimento.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 31 de julho na história

1821 - Uruguai: país é incorporado ao Brasil com o nome de Província Cisplatina.
1932 - Inicia a Guerra do Chaco entre Bolívia e Paraguai.
1932 - Partido Nazista vence as eleições na Alemanha. 
1970 - O cônsul do Brasil no Uruguai, Aluísio Mares Dias Gomide, é sequestrado em Montevidéu por guerrilheiros do grupo Tupamaros.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895