Revolucionários têm movimento fortalecido conforme se espalham pelo Rio Grande do Sul

Revolucionários têm movimento fortalecido conforme se espalham pelo Rio Grande do Sul

Correio do Povo do dia 6 de abril de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Esquadrão que defendeu S. Francisco de Assis da invasão dos rebeldes

publicidade

Politica rio-grandense - noticias de varios municipios enviadas de Santa Maria

Santa Maria, 5 - Noticias aqui recebidas informam que o municipio de Julio de Castilhos foi invadido por uma força revolucionária, constando que a mesma atacará a villa, que está desguarnecida. Em S. Francisco de Assis, no dia 4, os revolucionarios occuparam a Intendencia com toda a ordem e perante as forças federaes ali aquarteladas. Em S. Pedro, 3º districto deste municipio, estão circulando insistentes boatos de que será tomado pelos revoltosos. A situação de Nonohay continua a ser desoladora, fazendo-se sentir a falta de viveres de primeira necessidade. Grupos armados invadem a povoação e praticam roubos. Em Julio de Castilhos o movimento de forças estadoaes aqui aquarteladas é intenso

DIVERSAS 

Associação Rio-Grandense de Imprensa - Terça-feira ultima, esteve reunida, em sessão ordinaria, a directoria desta Associação, tendo tomado diveras deliberações de interesse social. Do expediente da sessão, constou uma carta da exma. viuva e filhos do finado senador Ruy Barbosa, agradecendo as manifestações de pezar da associação por occasião do fallecimento de grande brasileiro.

Productos premiados - O dr. Julio Azambuja, delegado dos expositores rio-grandenses na Exposição do Centenario, telegraphou ao sr. Jorge Monteiro Azevedo, aqui estabelecido com fabrica de conservas em vinagre, communicando-lhe que os seus productos foram premiados com medalha de ouro, naquelle certamen. Os productos do referido industrial já obtiveram identicas recompensas em outros certamens, e tem larga sahida para diversos mercados consumidores. Tambem o jury da referida exposição conferiu ao dr. Alfredo Azevedo, aqui residente, medalha de prata pelos vinhos expostos, productos já premiados em outros certamens. 

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha: um cachimbo encontrado pelo sr. João Diogo Moreira, á travessa Paysandu, um molho de chaves encontrado pelo sr. Armando Ribeiro, á rua Marechal Floriano. 

TELEGRAMMAS

Inauguração de estrada 

Antonio Prado, 6 - Foi inaugurada hoje, a estrada Julio de Castilhos, tendo seguido daqui para assistir a inauguração numerosa comitiva, composta de autoridades locaes e outras pessoas. No passo do Rio das Antas que liga esta villa á Nova Vicenza, estava a respectiva commissão especial e os representantes do dr. Virissimo de Mattos, diretor da secretaria das Obras Publicas. Esta estrada é considerada a melhor do Estado, a qual trará grandes beneficios a este municipio, principalmente aos moradores de Castro Alves, Nova Roma e Nova Treviso. 

Exposição internacional do centenario 

Rio, 4 - Visitaram a exposição internacional do centenario durante o mez de março, 226.500 pessoas. As consequencias da 
occupação de Ruhr.

Berlim, 4 - Está marcada, para breve, uma grande demonstração, nesta capital, por motivo das mortes occorridas em Essen, entre as quaes perfazem um total de treze pessoas, segundo dizem as noticias de Ruhr.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de abril na história

1921 - Nasce a atriz Cacilda Becker. 
1933 - Termina nos Estados Unidos a polêmica Lei Seca.
1965 - Final do primeiro festival de MPB.
1968 - Estreia do filme “2001, Uma Odisséia no Espaço”. 
1991 - Suspensão do jogador Diego Maradona por uso de doping. 
2001 - Morre o ator teatral Ivan Setta. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895