Revolucionários tomam a cidade de Alegrete e expulsam borgistas

Revolucionários tomam a cidade de Alegrete e expulsam borgistas

Correio do Povo do dia 3 de abril de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Correio do Povo do dia 3 de abril de 1923, terça-feira, noticiava:

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

O levante na fronteira do Estado 

Livramento, 28 - As forças libertadoras obrigaram as forças borgistas e as autoridades de Alegrete a fugir, hontem, para Uruguayana. As forças libertadoras de Alegrete, completas, constam de 1200 homens. Estas forças reuniram-se no dia 27, á noite ás ordens de Honorio Lemos, que foi nomeado commandante em chefe de ambas. Em reunião effectuada em Alegrete foi acclamada uma junta governista. 

Livramento, 1 - Consta aqui que o chefe federalista do 7º districto, sr. João Pereira Martins ter armados, 400 homens e que o sr. Manoel José Silveira, dispõe de igual numero. 

DIVERSAS

Falta de asseio publico - Moradores das ruas Florida e Visconde do Rio Branco queixam-se de que, ha cerca de quinze dias, não apparecem ali carroças do Asseio Publico. Varias reclamações têm sido levadas a essa repartição municipal, sem que até hoje tenha sido tomada uma providencia. A falta deste serviço, na quadra estival que atravessamos, constitue para os moradores das referidas ruas uma ameaça para a sua saude, motivo porque pedem urgentes providencias das autoridades municipaes. 

Sociedade Brasileira de Amigos da Cultura Germanica - No Rio de Janeiro, foi fundada ha mezes a Sociedade Brasileira de Amigos da Cultura Germanica que já conta com avultado numero de socios. Em propaganda desta sociedade se acha, ha dias nesta capital o dr. Everaldo Backheuser, lente da Escola Polytechnica do Rio de Janeiro e que tambem veio ao Rio Grande do Sul, afim de estudar as nossas minas carboniferas, bem como a região colonial allemã. O fim da Sociedade Brasileira de Amigos da Cultura Germanica é estreitar as relações entre o Brasil e os paizes germanicos, tornando-os reciprocamente conhecidos. 

Escola Musical - A sociedade italiana Giovanni Emanuel, acaba de tomar a iniciativa de fundar uma escola de musica. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

Alarma em Camaquam e São Jeronymo 

Camaquam, 2 - Retirou-se hoje, desta villa, a pequena força governista que aqui permanecia e que pertence ao corpo provisorio em organização. Retiraram-se, tambem, varios funccionarios e autoridades, entre estas o intendente e o delegado de policia, o sub-intendente e o sub-delegado de policia em vista de approximarem-se da villa as forças revolucionarias de Zeca Netto. Sabe-se que as mesmas forças entraram hontem, ás 17 horas , em Encruzilhada. 

S. Jeronymo, 2 - Voltou o receio aqui de um ataque a esta villa pelas forças revolucionarias que actualmente occupam Encruzilhada, distante apenas 18 leguas desta localidade. O coronel João Carvalho distribue patrulhas por varios pontos do municipio e está preparando resistencia para o caso de ataque. A mesma autoridade está procedendo a requisição de toda a cavalhada do municipio para evitar que seja levada pelos revolucionarios, que estão levantando acampamento em Encruzilhada.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de abril na história

1915 - Após 54 dias cai o maior reduto dos rebeldes na Guerra do Contestado. 
1964 - Panamá e Estados Unidos reatam relações diplomáticas. 
1972 - Criação do Parque da Serra da Canastra. 
1978 - O general João Baptista de Figueiredo filia-se á Arena. 
1991 - Morre o escritor Graham Greene. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895